sexta-feira, março 18, 2011

Saudi Arabia Chronicles (ou a minha visita a um shoppingzinho...)

Como sabem, estou na Arábia Saudita. Estou em trabalho, mas como acontece sempre, existem papeladas a tratar, fotografias a tirar e não sei se será problema da Noble Drilling, mas eles falham sempre com os helicópteros. Daí que vá ter um diazinho em terra... LOL

Mas ainda antes de ter esta notícia tão boa, tive a oportunidade de ir jantar a um shoppingzinho mesmo aqui ao lado do hotel. A comida em si, foi aquilo a que chamam de "wrap" que é um kebab e neste caso de frango... ou era o que julgava, mas na realidade era mais de batata frita. Nojento!

Mas o que me espantou de sobremaneira no shopping foi o contraste das lojas com os clientes. Primeiro, vou desde já esclarecer que as mulheres não trabalham (e pelo que vejo poucos homens o fazem), como tal todas as lojas, mesmo as de roupa feminina são atendidas por homens. Imagino se um dia eles quiserem emigrar, não fique muito bem no currículo que trabalhou numa loja feminina... e não, não vi uma única loja de lingerie. Mas este shopping não é de todo uma amostra significativa do país. Agora que penso... quem limpará a casa?

Então, enquanto passeava pelo shopping, vi imensas mulheres (ou é o que dizem) com a sua burka vestida e só se via os olhinhos... estas não usam a redezinha para tapar os olhos. No entanto, em todo o shopping havia 3 lojas com burkas. Uma para burkas de ocasião especial, as outras duas para ocasiões do dia-a-dia.
O resto das lojas era, excepto a loja de animais de estimacão e duas de telemóveis, para mulheres. É que aquilo tinha dos vestidos de baile mais chiques que alguma vez vi, parecia a preparacão para um baile de debutantes ou o "prom" dos Estados Unidos... E isto ocupava à vontade 50% do centro comercial. 50% do centro estava ocupado com lojas a vender roupa que ninguém vê na rua em qualquer ocasião. Não acham estranho?
Havia mais lojas além destas, mas eram de sapatos, roupa de crianca, malas de senhora, perfumes e joalharias... e se acham que já viram jóias brilhantes, nunca viram isto. Eles devem ter um exército de gajos a puxar o lustro às jóias! LOL

O que achei... esquisito, para dizer o menos, foi ver a loja de animais de estimacão com os seguintes animais:
- piriquitos
- coelhos
- hamsters (marca porta-chave)
- cobras... de vários tipos... enquanto que coelhos havia branco e cinzento.

Enfim... que dizer... isto é engracado... mas apenas para ver as diferencas culturais.
Uma coisa que o shopping tinha de bom era o cheiro... eles tinham incenso a queimar por todo o shopping e quando não cheirava a perfumes das lojas, cheirava a incenso. :)