quinta-feira, julho 14, 2011

Portugal Chronicles (Simplex??? Esta m**** é mas é um complex do cara***!!!)

Ahhh, Portugal... cheiro de pimento e sardinha assada no ar, praias cheias de gente e a inevitável e estupidificante burocracia. Sim... estupidificante.

Eu quando ouvi, há uns anos atrás, o agora "falecido" Primeiro Ministro dizer que ia adoptar a estratégia dos países nórdicos para os processos públicos de forma a terminar com a burocracia (o chamado Simplex), delirei.
E delirei porque, conhecendo eu a realidade Nórdica, isso seria um grande avanço para Portugal... entretanto, algures alguém meteu a típica vontade de mandar e ser chefe Portuguesa e o plano foi para as couves.

O que me leva a fazer este post é o sentimento de revolta que, mais uma vez, sinto ao lidar com os processos públicos Portugueses. Cheguei a Portugal por volta das 8 e 15 da matina. Estava fora do Aeroporto por volta das 8:35... e às 8:55 estava à porta da loja do cidadão no Dragão.

Entrei, e fui pedir para renovar o meu passaporte antigo... ao que me foi pedido que apresentasse o BI. Pois, eu lá expliquei à senhora que tenho o BI caducado porque ele é, para mim, menos útil que um rolo de papel higiénico, que eu não resido em Portugal e tenho dois passaportes ainda válidos que podem atestar a minha nacionalidade.

Não.. se quiser tirar um passaporte precisa do BI. Ora... o BI serve para mostrar aos moinantes nas operações STOP e andar pela Europa (às vezes, como ficou demonstrado naquele incidente em que não deixaram umas pitas com o cartão do cidadão embarcar num voo). O passaporte (como se não bastasse, eu tenho vistos de residência neles) serve para todo o Mundo!! Mas não serve para o renovar. Mesmo que esteja válido.

Isto é ridículo e, infelizmente, típico do Governo Português. Afinal onde está o Simplex?

Como se não bastasse, a única representação diplomática de Portugal no Sudeste Asiático é em Bangkok. Não existe nada em Singapura... ou seja, para os turistas que vão para a Tailândia tem de haver representação... mas para quem trabalha em Singapura não é preciso. E nem vou referir o estado que essa mesma Embaixada trata a nossa nacionalidade, tendo a bandeira a cair aos pedaços... para toda a Bangkok ver quando passeia pelo Chao Phraya (é um rio).

Enfim... já dizia o Jorge Palma: "Portugal, Portugal, de que é que estás à espera?"

Sem comentários: