quinta-feira, dezembro 07, 2006

Relativamente a SPAM....

Acabei de receber o mail seguinte e depois escrevi a resposta que aqui também publico...

"MUITO PERIGOSO
TENHA CUIDADO, ISTO É MUITO PERIGOSO.

No passado dia 16 de Setembro deu entrada no Serviço de Urgência do Hospital de S. José um jovem de 23 anos de nome António Ferreira Moita.

Motivo: Choque eléctrico grave por ter atendido o seu Telemóvel enquanto o mesmo estava a carregar! Acabaria por morrer!

Por favor, não atenda umtelemóvel quando estiver a carregar a bateria do mesmo.
Há alguns dias, a pessoa atrás identificada estava a carregar abateria do seu telemóvel em casa, quando o mesmo tocou e ele atendeu a chamada, com o aparelho ligado à corrente. Após alguns segundos ocorreu uma descarga eléctrica através do telemóvel e o jovem foi fortemente projectado para o chão. Os seus pais apressaram-se a ajudá-lo e encontraram-no inconsciente, com batimentos cardíacos enfraquecidos e queimaduras nos dedos. Foi levado de urgência para o hospital de S. José mas foi pronunciado morto à chegada.
O telemóvel é uma invenção moderna e muito prestável. No entanto devemos ter cuidado, pois pode-se tornar num objecto mortífero.
Nunca use o telemóvel enquanto estiver ligado à corrente..

Envie esta mensagem às pessoas de quem gosta."


E como isto não passa duma treta, cá vai uma resposta decente com alguns factos da vida...


Antes de mais, este mail devia ter uma explicação cientifica para o sucedido...
Já que isto me parece imensamente surreal e muito dificil de acontecer porque:

O telemovel quando está em carregamento recebe uma tensão diminuta e uma corrente engraçada para a resistência que o telemovel apresenta (tu tens uma resistência um pedaço mais elevada), mas que em contacto com um ser humano não causa danos, podes experimentar em casa ligando o carregador de telemovel e liga-lo a ti mesmo... Vais ver que nem o tipico formigueiro de quando metes os dedos na tomada sentes.

Existe no entanto a possibilidade de haver a queda de um raio numa das linhas que alimenta a casa dessa pessoa e surgir um pico brutal de tensão na tomada onde o transformador está ligado...
Mas se esse for o caso, o transformador irá reduzir essa tensão para uma tensão cerca de 13 vezes mais baixa... ok, mas um raio tem um potencial enorme e mesmo dividindo por 13 continua a ser perigoso. Mas, aplicando essa tensão a um transformador que não está preparado para ela, o mais certo era haver rotura do transformador. Fazendo com que não chegasse tensão ao telemovel (O telemovel quase de certeza que iria ficar todo parido). Logo tornar-se-ia dificil a pessoa ser electrocutada!

Depois todas as suposições que fiz tem em conta que não existiam dispositivos de protecção da rede em casa, tais como disjuntores, fusiveis, diferenciais, etc...
Mas como isso existe em 99,9% dos casos, o mais certo seria que ao aparecer uma sobrecarga de tensão na linha, um disjuntor disparasse e o carregador de telemovel deixasse de receber tensão e logo sendo impossivel para uma pessoa ser electrizada.

Depois há outros factores a ter em conta, não sei na terra deste senhor de que são feitos os telemoveis, mas na minha são feitos de materiais isolantes, logo não transmitem corrente eléctrica através deles. E como o corpo seco tem uma resistência superior a muitos kOhm, implicando assim que a tensão vinda dum carregador dum telemovel não provocasse uma corrente letal ao Sr. António.

Portanto, para isto ser verdade... a unica maneira possivel que me ocorre era que a nossa vitima seja um daqueles faz-tudo que não percebe puto do que faz e tenha projectado a rede de distribuição eléctrica de casa dele poupando a disjuntores/fusiveis/diferenciais ou sobredimensionando-os a uma escala industrial e tenha atendido o telemovel (enquanto carregava) no meio de um duche...

Mas aí a culpa era do ignorante Toni e não dos telemoveis que são culpados de muita coisa, menos de electrocussão!

Se assim não fosse, acredito que muita gente estivesse na banheira a secar o cabelo enquanto vai lavando as partes baixas... ;)