sábado, setembro 08, 2007

Tao cedo????

Pois e... hoje sai cedo de casa e amandei-me literalmente para Amman.
Comecei com Jebel Al-Qala'a (procurem no google) e fiquei logo a ver que estes tipos nao gostam de ficar atras de ninguem... vai dai meteram um espigao com bandeira numa das colinas! Mais um "stilleto in the ghetto" (esta tem direitos de autor... se quiserem paguem a um certo irlandes com queda para as rimas).
Claro que por esta altura ja tinha experimentado um taxi local (baratos como tudo se tiverem o taximetro ligado) e pude apreciar a vista e o museu de historia da Jordania... ou algo parecido.

(pausa) esta musica arabe no cyber cafe e tao boa... (fim de pausa)

Enfim, saido das ruinas f*di um taxista que andava sem taximetro e so lhe dei metade do que ele me pediu! Mesmo assim serviu para cobrir a corrida!
A mesquita e grande arejada e se tivesse trazido o Corao tinha ido la... ou nao que estar de 4 nao e para mim!

Depois da mesquista mergulhei no centro de Amman para ver o resto das souqs aqui do sitio.
E ha de tudo a venda. Parece um bolhao fora de portas, ou seja, imaginem as ruas de Santa Catarina, bolhao, firmeza, passos manuel com lojas todas atracadas umas nas outras... delicioso.
Infelizmente, e tenho nocao disso, por muito que fale, gesticule ou tire fotos nunca conseguirei transmitir tudo o que se sente por estas ruas!

Deliciosos sao tambem uns bolinhos a que me atraquei por ca... assim tipo biscoitos... bons... talvez leve alguns...

Engracado tambem e a souq do ouro, ou seja, ha ali um "quarteirao" so com joalharias onde o ouro e vendido ao peso... ou seja, 1kg de ouro em barra custa tanto como 1kg de ouro em filigrana!! (Nao queria nada ser ourives aqui!!!)

E pronto, agora estou a disfrutar dum ambiente fresquinho antes de ir ao Nymphaeum de Amman e tirar fotos as souqs!!

Para o fim da tarde vou-me sentar num cafe e ver a banda passar!!

Editado as 23:05, hora de Amman

E la fui tirar as fotos e encontrei-me com outro couchsurfer... Ayman Abdo! Que personagem... nascido em jerusalem, criado no kuweit e com passaporte Jordano...
Arabe que baste, machista q.b., mas ainda assim uma agradavel companhia para aprender alguns esquemas ligados com prostituicao e notas... (ele ganha a vida a vender notas pelo eBay. Como??? perguntem-lhe!!)
No entanto, conselho dele, o meu proximo destino deveria ser Marrocos e Egipto... "You'll see my friend!! Ohh my God!" (sera que se referia a Ala??)

No entanto o ponto alto do dia foi quando eu comi cabrito... e gostei. Nao sei o que lhe fazem, mas que ele nao sabe a bedum, nao sabe!!

De resto pude passar mais de meia tarde na varanda do cafe mais chique de Amman (todo porco e suado) a conversar e a ver mocoilas arabes a passear!! (ja sei ver o que sao prostitutas arabes, segundo o Ayman... )

Como dizia a Sophia: "Viajar e olhar!"

Amanha, Wadi Musa... acho que ja mandei postais... vao contando os meses de caminho!!

P.S.: Tonecas, o Ayman concorda com a nossa teoria Polaca!!! Teremos uma costela arabe ou bom gosto??? LOL

sexta-feira, setembro 07, 2007

Dia 3... dia do Mar Morto

Bom, se esta morto nao vai a lado nenhum... nada mais errado!!! O gajo mexe-se, principalmente para a extincao... mas ja nao me importa muito porque ja la estive. :P

O dia comecou lento... devagarinho... afinal era dia de praia. La fomos, eu a Maggi e uma colega do trabalho para o mar.
50 km mais ou menos ate la chegar e o calor ia aumentando... iamos descendo e a 18km do mar morto ja estavamos no nivel do mar... esquisito, porque ainda tinhamos 400 e tal metros a descer!!
Chegados la, paramos num resort que tinha piscina e costa para o Mar Morto e o calor... bom, valia-nos a brisa!!!

Entrei no mar e a principio a unica diferenca era mesmo a temperatura... nem senti a agua tocar nos tintins!!
Depois de tocar na agua fiquei com a sensacao de que estava a mergulhar em oleo. E depois deixei-me ir... escorreguei para tras e pronto ja estava a boiar.
Como para mim boiar ja e instintivo nao sei se para qualquer outro sera igual, mas ao fim de algum tempo sentia-me mesmo muito bem!

Depois de ter os olhos a arder do sal sai da agua e fui (chulado) meter lama no corpo... Subitamente parecia que o motor dum carro explodiu e me deixou cheio de massa lubrificante. YUUKKKK

Depois houve a espera para a lama secar e la fui eu tia-la no mar... e espantem-se... a lama saiu e voltei a ser branco de novo!! :)
Mas a pele estava um cadito mais lisa... nao fossem os pelos e ficava tipo seda!! ;)

O resto do dia foi passado entre piscina, mar e cadeira.
E continuo sem perceber todo este pudor e tratamento relativamente as mulheres... Depois de ver a cara de tristeza duma miuda que teria 14 anos a chapinar na agua com o pe toda vestida
... nao percebo.
Ainda tive tempo para quase armar barraca... Estava eu a vir-m (nao e isso que estao a pensar) embora e por tras de nos estava uma arabe toda equipada de burqa... so se lhe viam os olhinhos!!!
E o que ela olhou para mim... Infelizmente nao posso saber se estaria a sorrir, mas os olhos que tinham malicia... isso tinham!!
Conclusao, nao apareceu nenhum Hussein para me dar cabo do corpo.

Agora estou todo roto!! Simplesmente estourado e nao fiz nada o dia todo!!! Tanto quanto me dizem o Mar Morto faz isto a uma pessoa!!
Vou dessalinizar a tomateira e xonar.

Mas antes, fica aqui um verso do Antonio Gedeao:
"Provo-me e sou diferente
Saibo-me a sal
Nao se nasce impunemente
Nas praias de Portugal."

Amanha Amman e estacao de camionetas!!

quinta-feira, setembro 06, 2007

dia 2 - Jerash...

vou so fazer um resumo.
Acordei...
Banho
Transito e todas as irregularidades possiveis e imaginarias
Chegada a Jerash...
Primeiras palavras saidas da minha boca:"Como car**** e que isto ainda esta de pe??"
Almoco tipicamente arabe (vou mudar-me para aqui)
Passeio pela baixa de Amman...
lojas de DVDs piratas
comprar um keffyeh (lencinho para a cabeca)
loja de fallafel (Jasus... ninguem me arranja emprego aqui??)
vinda para casa comer e descansar os pes.

Amanha, dia de Mar Morto

P.S.: Se alguem quiser o "Bourne Ultimatum" em DVD, avise que posso arranja-lo por menos de 1 euro. Nao traz legendas em Portugues, mas traz em Arabe!!

quarta-feira, setembro 05, 2007

Dia dois da minha volta das Arabias.

Acordei, tomei o pequeno almoco, e fui para a embaixada fazer barulho!! :)
Ok, em sentido figurado... na realidade abriram-me a porta, revistaram-me (dois gajos que tinham aspecto de beduinos), abriram as mochilas, viram tudo o que trazia e deixaram-me entrar... Simpaticos, nao???

Depois la falei com o artista e deu para perceber que o cargo de consul e tudo o que se pensa... chega-se tarde e sai-se cedo porque o calor aperta! Entretanto o tipo la chegou e mandou-me pagar a conta ao banco do outro lado da rua... Fantastica a seguranca do local!! :D

E em cerca de uma hora ja tinha um carimbo, dois selos e tres sarrabiscos no meu passaporte.
De notar no entanto que o funcionario era um gajo bacano e tratou de me avisar que o Terminal 4 de Barajas e complicado... (acho que ele queria dizer fodido... mas parecia mal).

E realmente tinha razao... isto e grande pra car****... para terem uma ideia, tem comboios para levar as pessoas as portas de embarque! Sim, portas de embarque! Imagino como nos levarao ao aviao....

Por enquanto estou a estourar 3€ por 20 minutos de internet enquanto decidem de onde vai sair o meu aviao e vou ouvindo uma telenovela mexicana... pena nao ser o canal 18... ohh si cariño (estes teclados espanhois sao fantasticos!! da para escrever cariño carregando em apenas 6 teclas).

Portanto, como ate os beduinos tem internet la no meio do deserto, creio que conseguirei escrever mais qualquer coisa no resto dos dias... senao ate ja! :)

terça-feira, setembro 04, 2007

Sinto-me assim...

"Estou além

Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P’ra não chegar tarde
Não sei de que é que eu fujo
Será desta solidão
Mas porque é que eu recuso
Quem quer dar-me a mão

Vou continuar a procurar a quem eu me quero dar
Porque até aqui eu só

Quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi

Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder
Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P’ra outro lugar

Vou continuar a procurar o meu mundo, o meu lugar
Porque até aqui eu só

Estou bem
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou"

António Variações