segunda-feira, julho 25, 2011

World Chronicles ( ou como o Mundo estará a ficar iDependente...) 

Olá povo.

Espero que esteja tudo bem convosco.
Eu estou (estava quando escrevi) a bordo dum voo da TAP em direcção ao Porto. Está na altura duma visitinha aos meus pais, amigos e Governo Civil do Porto para ir renovar um dos meus passaportes (acabaram-se-me as folhas).

A TAP como de costume serve uma sandes manhosa... Que provavelmente é mais cara que um pastel de nata que bem me caía agora. Mas adiante...

Hoje escrevo-vos porque noto uma tendência preocupante no Mundo que nos rodeia. Hoje em dia parece que precisámos de tecnologia para tudo... Mesmo para as tarefas mais simples ou triviais.

Ora ia aqui no voo e atrás de mim iam umas gralhas que não pararam um momento de falar... E no meio da conversa queriam saber o fuso horário de Londres.

Eu concedo que não saberem isto é de si só uma espécie de ignorância. Se soubessem onde está o pólo Norte, Londres e Lisboa era facílimo perceber qual era o fuso horário. Mesmo que não soubessem, era simples abrir a revista da TAP onde existem mapas suficientemente detalhados para arranjar essa informação (todas as revistas de companhias aéreas têm mapas). Qualquer pessoa que tenha acertado um fuso horário num computador no Reino Unido ou em Portugal sabe que à frente da indicação de GMT aparece sempre (Londres, Lisboa...)

Bom, acho que o facto de pensarem que Portugal abrangia dois fusos horários era indicação suficiente que eles não sabiam muito.
Mas então, para satisfazer esta dúvida, o artista saca do seu iPhone 4 e desata a procurar a hora em Lisboa... E Porto, não vá Portugal ter voltado ao seu esplendor imperialista e ter territórios por todo o Mundo.

E esta dependência dos dispositivos móveis só vai piorar... Parece que as pessoas deixaram de saber coisas normalíssimas ( saber as estações de comboio entre Lisboa e Porto e os locais onde todos os rios nascem e desaguam não é normal...) e dependem agora da tecnologia para os ajudar.

Hey, eu sou engenheiro electrotécnico... Eu maravilho-me com a tecnologia e o objectivo da mesma é tornar a nossa vida mais fácil, mas também receio esta dependência que o ser humano coloca na tecnologia... Muita dela falível de forma facílima. Basta ver os serviços criticos dependentes de satélites e torres telefónicas...
Também abomino a inteligência artificial... mas isso fica para outro post.

Enfim... Já agora se quiserem saber os fusos horários, peguem num mapa Mundi (também nunca percebi porque é Mundi se só se refere a um Mundo), vejam onde está Londres, vejam onde está a nova zelândia. De londres a nova zelândia são 12 horas para a frente (mnemónica, direita -> frente), de Londres para a esquerda, até ao vanuatu, são 12 menos.
Depois só têm de dividir o globo em partes iguais e pronto... Têm o fuso horário.
Fácil, nem por isso... Mas se o iPhone ficar sem bateria, provavelmente é uma boa maneira de descobrir o fuso. Ou então, um pouco de contacto humano nunca fez mal a ninguém e as hospedeiras sabem isto tão bem quanto eu.

Fiquem bem...

P.S.: a sande manhosa tinha uvas passas... Mas o queijo estava recesso.