sexta-feira, agosto 28, 2009

Páginas da minha vida (ou onde eu estava há precisamente 7 anos atrás...)

Olá leitoras.
Hoje decidi mudar o titulo das minha tipicas crónicas para um motivo mais introspectivo. Sim, é verdade que o tempo por aqui é muito e talvez por isso me dedique a reviver certas memórias deste livro de histórias que um dia será editado sob o titulo "Carlos Cardoso, a vida do único imperador de Portugal". Mas como ainda não me virei para a politica, deixo aqui uma antevisão, ou melhor, um trailler (em americano "traila") desse marafabulástico livro que irá resultar em várias edições video.
"Carlos Cardoso, National Geographic edition", "X-Men, a ascensão de Carlos Cardoso" (desta vez com um Wolverine decente... ou seja, eu), "O senhor do Anéis. O regresso do Bubu", and so on, and so on...

Let's look at the trailla


Corria o ano de 2001 quando alguns dias após o regresso dumas divertidas férias pelo Sul de Portugal com uma incursão por terras espanholas em busca duns "calçones de waterpolo", eu recebo uma mensagem do N a dizer para virar para o canal 2 e que tinhamos de lá ir!!
Eu liguei a televisão, que na altura só tinha 4 canais... televisão essa que possuo desde os meus 11 anos de idade onde o primeiro programa que vi foi um episódio do "Cheers, aquele bar" com o Ted Danson e a outra que ficou gorda... mudei para o canal 2 e eis que vejo o que me pareceu ser algo saído do Kill Bill. Como é óbvio para alguns, o Kill Bill ainda era um sonho na cabeça do Quentin Tarantino, mas todo aquele liquido vermelho a escorrer por ruas cheias de gente inquieta deixaram-me logo em pulgas. Isto aliado, claro, à minha cada vez mais denunciada demência e todas as possibilidades que se abririam perante uma viagem a Espanha.

A noite passou... e no dia seguinte entre aulas, lá conversamos sobre o nosso próximo plano de viagem. E mais importante, como conseguir financiá-lo! :S Ia ser complicado... eu e o To_ tinhamos acabado de nos mudar para a Faculdade de Engenharia e o N e H tinham o bacharelato para acabar... Mas, perante uma visão de êxito no ano académico, que melhor altura para nos fazermos à estrada e vivermos uma experiência daquelas?
O primeiro plano posto em andamento foi o angariamento de fundos e planos conjuntos de poupanca... mas percebemos que mesmo juntando 1€ por dia não iamos chegar longe porque, há que admiti-lo, a queima e outras actividades académicas iam-nos drenar as economias.
Foi com algum desalento que pusemos os travões no plano até mais ou menos Abril... altura em que já vislumbrávamos o fim do ano e consequente sucesso... e logo aqui percebemos que os 4 amigos que se aventuraram pelo Algarve no ano anterior iam-se separar já que o H não cumprira os requisitos académicos para fazer a viagem. Sentimos pena, mas subitamente pensamos que não iamos ter ninguém para fugir com a chave do carro obrigando-nos a deixar para trás uma noite numa caminha fofa acompanhados por umas irlandesas... ok... irlandesas e mais não digo!

Falamos entre os três e ficou decidido que iriamos à Tomatina. A queima não tinha sido tão nefasta assim e tinhamos ainda a possibilidade de um emprego temporário. Sim, tal e qual como fizemos no ano anterior, também agora estávamos esperançados nos serviços dessa empresa chamada Randstad e duma tipa que lá trabalhava muito jeitosa... para trintona. (lembrem-se que eu tinha 21 anos)

Chegados à altura final do ano, quando só nos restava uns exames para fazer, eu e o N lá fomos à Randstad e desta vez fomos encaminhados para essa fabulosa vila de Guilhabreu. eh eh eh Trabalhar na Portucel em turnos durante creio que 3 semanas. Essas 3 semanas permitir-nos-iam cumprir o nosso objectivo. :) Sim, isto mais parece um daqueles filmes do American Pie... mas deixem-me continuar.

O trabalho na Portucel... não foi tão divertido como no ano anterior. Com imensa pena minha, raras vezes estava na galhofa com o N e tinha de meter tábuas de cartão numa slotter. Lembro-me que na altura o n jurou nunca comprar louça sanitária da marca Valadares tal foi a quantidade de caixas que lhe passou pelas mãos. A seguir o mesmo raciocinio, eu nunca na minha vida terei equipamentos Televés. :\ LOL Mas foi divertido. Um dia particularmente feliz em que estavamos a fazer o turno da manhã recebo uma mensagem com a nota do último exame (que foi positivo) e horas mais tarde o Sr. Garcia da Confetil ligou-me! :\
Eu atendo e eis que surge um convite inesperado. A Confetil estava mais uma vez a fazer downsizing e precisava dos seus homens de mudanças. Eu disse que ia falar com o N e que passaríamos lá de tarde. Dito e feito... 3 dias depois estávamos de volta ao convivio do Sr. Mário (electricista de profissão) e da restante comitiva da manutenção. :) Desta vez não houve lições sobre helicópteros nem nada do género.

Como no ano anterior, também esta incursão pela Confetil foi positiva. Fizémos uns bons trocos e trouxémos roupinha boa para casa... E eis que chegados a esta altura estávamos já com a conta recheada e tinhamos já quase tudo planeado...

Durante o ano fomo-nos abastecendo de coisas indispensáveis para a viagem... guardanapos, talheres, condimentos, papel higiénico... todos eles cedidos muito gentil e desconhecidamente pelo ISEP e como eramos 3 pensámos no espaço da mala e decidimos comprar uma tenda que desse para os três dormirem à vontade. Chegado o dia da partida e porque a mãe do N não queria que conduzissemos do Porto ao Algarve fomos assaltados por uma certa frustração, afinal de contas iamos conduzir umas milenas de kms e não podíamos conduzir do Porto ao Algarve? Mas pronto... na boa.

Lá seguimos viagem. Primeira semaninha pelos Algarves a gozar do bom tempo, noite, praia, gajas, piscina, irmã e amigas da irmã do N (lembras-te daquele acordar no carro seguido duma espiadela às meninas?). E depois dum dia mimados com os cozinhados do ZM por volta das 01:00 do dia 26 de Agosto (aniversário de um de nós) e porque não queríamos pagar roaming... lá seguimos nós por essa estrada marafabulástica a caminho de Buñol. Sim, é Buñol e não Pamplona!
A viagem decorreu com... ok, eu conto. Tinhamos combinado que a todo e qualquer momento tinhamos de ter duas pessoas acordadas no banco da frente enquanto que o artista que fosse no banco de trás ia a dormir para retemperar as forças para saltar para o volante. (meninos atinadinhos, hein?) Lembro-me que conduzi umas poucas horas a servir de navegador ao N e depois a conduzir com o To_ a navegar... E recordo-me como se fosse hoje... o Tonecas a seguir as indicações desse fantástico software autoroute... (PAUSA HISTÓRICA)

Hoje em dia, toda a gente usa GPS e tom-tom para tudo e mais alguma coisa... em 2001 só alguns militares tinham GPS e softwares de navegacão estavam a anos luz do que se vê hoje. E incrivelmente a Microsoft tinha um software chamado Autoroute que fazia os itinerários tendo em conta algumas opções e depois era só imprimir aquilo para nos seguirmos na viagem. Devo dizer que funcionava melhor que alguns TomToms de hoje!! :\

(FIM DA PAUSA HISTÓRICA)

Nisto o To_ diz-me "On exit 356"... sai nesta. Eu saio... continuo a conduzir por uma estrada duvidosa e ele pergunta-me: "Olha... que quer dizer "On exit 356 Stay on"?. Pois... nem mais... saí na saída errada. Tão errada que a saída era umas quantas centenas de kms à frente!
Voltei para trás e após uma tipica discussão filosófica entre nós os dois voltei a entrar na direcção correcta. Passados alguns kms estava completamente esgotado e dei a vaga ao Nuno. Saltei para o banco de trás e aterrei... lembro-me que eles tiveram outra tipica discussão filosófica mas não prestei atenção ao que foi.

Acordei era ainda de noite, mas dava ares de que amanheceria dentro em breve. Saltei para o volante e segui pelo meio dumas montanhas enormes e quando a claridade já despontava achei que era altura de pararmos na próxima espelunca para tomarmos o pequeno almoço. Parámos num sitio, tão apropriadamente, chamado de "despenaperros". Entrámos, pedimos um café como autênticos tugas e perante a pergunta "solo o con leche?" respondemos "Solo". O pensamento nas nossas cabeças era: "Somos tugas carai$%&! Manda lá um café forte!".
Enganámo-nos e pagámos 0,9€ (180 paus porque o Euro ainda estava a entrar em circulação e o café em Portugal custava 50 paus) por uma mixórdia nojenta!!! :\ O N, insultou o dono do café com todas as forças que tinha. E fez bem. Ainda hoje tenho uma fotografia desse sitio. :\

Lá segui a conduzir até que farto de ver oliveiras em ambos os lados da estrada saltei para o banco de trás para outra soneca. Quando acordei a estrada era empedrada, o carro vibrava imenso e pelo vidro conseguia perceber que a rua era estreita.
Levantei-me, com uma cara de... bom, imaginem e à minha pergunta "Onde estamos?" recebi a tão desejada resposta "Buñol!".

O resto foi relativamente normal. Tinhamos chegado com um dia de avanço. Pudemos ainda ir montar a tenda em Valência e ir ver o palácio das artes e ciências (de que muito gostei) antes de nos fazermos à estrada para passarmos a noite antes do grande festival em Buñol.

O dia em si foi cheio... de tomate.
Deixo-vos a página onde meti as fotos que documentam o festival. Uma imagem são mil palavras e este post já vai longo.

http://paginas.fe.up.pt/~ee01013/ferias/tomatina.html

quarta-feira, agosto 26, 2009

Noticias do Mundo (ou a magnifica viagem dos Simpsons...)

Estava eu descansado no meu quarto... e digo quarto porque não o partilho com ninguém. Quando vi uma noticia que me intrigou a principio e me deixou estupefacto. Os Simpsons... esses mesmos, vão para África. :\ Tudo bem que o homem tenha surgido na África... mas daí até levarmos a maior invenção da TV para lá num formato diferente vai um bom pedaço.
Resumindo, os Simpsons foram ao médico do Michael Jackson e fizeram o tratamento inverso. Ou seja, ficaram pretos e mudaram-se para Angola. Por favor, não me apelidem de racista... como sabem eu odeio pretos, amarelos, brancos, altos, baixos, bonitos, feios e também não morro de amores por aqueles paspalhos que vão para a praia ficar vermelhos... mas... mudar a raça dos Simpsons é um tanto ou quanto racista! As piadas não iam ter o mesmo sucesso se fossem amarelos? LOL

Até parece que já estou a imaginar... mudaram-se para Angola, aprenderam Português e os tipicos sons e frases como passarão a ser?
Imagino o famoso "DOOOHHHH" do Homer como sendo traduzido para algo como "Foda-se!". Ou quando o Bart diz "Ai caramba!!"... nenhuma melhor frase que um autêntico "C'um carailho!". Estou já a imaginar... e admito que arranjando vozes decentes com sotaque carregado a série pode ter muito mais êxito do que teve até hoje. Imaginem só o Homer a babar-se e a dizer: "hmmmm, costeletas de porco..." Fenomenal... :\

Que se seguirá? Os Simpsons atacam a China e ganham olhos em bico? Pelo menos não precisavam de mudar a cor da pele, né?

Onde é que isto vai parar??? Eles deviam era ter ido para a África do sul onde lhes podia pedir um autógrafo! :(

Um último beijo para a Lisa, Maggie e Marge amarelinhas. :)

Será isto influência do Hemisfério Sul???