sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Portugal Chronicles ( ou a minha primeira noite numa suite...)


Olá, olá.

Como sabem eu passei quase uma semana em Lisboa.
E como eram negócios oficiais, toca de marcar um quartinho para ficar. Como sou um, aparentemente, distinto membro do Priority Club (www.priorityclub.com) tive direito a um "upgrade" gratuito. eh eh

Vai daí, quando me deram o quarto e disseram que era uma suite fiquei relativamente contente. E digo relativamente porque já fiquei numa suposta suite em Singapura e a diferença era mais uma secretária no quarto.

Vai daí, quando chego ao quarto e acendo a luz fico em choque. "Onde é que está a cama???"
O choque durou pouco no entanto, lá me lembrei que era uma suite e isto seria normal. Mas que gostei do arranjamento do quarto/sala lá isso gostei. Uma salinha grandota com sofás, mesinha de café, sofá grande e mesa de TV (com TV, claro).

Muito chique, não? LOL

Beijo para a J. e para a Beverley

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Portugal Chronicles (ou como fiquei preso em Portugal... ou a palhaçada do visto Nigeriano...)

Olá povo.
Eu sei, sentem a minha falta. E como tal, decidi escrever uns quantos posts assim de seguida (apesar de serem apresentados em dias distintos).

Ora então, eu estou em Portugal. Aliás, há já uma semana que aqui estou. Primeiro em Lisboa, agora no Porto e amanhã de novo em Lisboa. E perguntam vocês: "Mas que estás aqui a fazer? Férias?".

Não, e enquanto oiço uma músiquinha instrumental para relaxar os nervos em avanço do embate de amanhã, vou contar-vos esta história.
Ora então, estou aqui à espera dum visto... para a Nigéria. Sim, Nigéria. Achei que estava na altura de perder um certo fascínio que tenho por África e visitar um país podre. Vai daí aceitei este trabalhinho e as coisas começaram a dar para o torto quando me mandaram a Lisboa para sacar o visto.

Então eu chego lá e a tipa que me atende diz-me logo que a Embaixada está fechada para passar vistos naquele dia. Ok, eu lá aceitei isto... já experimentei os horários consulares Portugueses e não são nenhum pic-nic. Então lá pedi para ela me ilucidar sobre o processo de pedir o visto, quanto iria demorar, custar e o que precisava de fazer para o obter o mais rápido possível.

A atitude dela foi do mais completo desdém. Sério... nunca me senti assim tão discriminado. Mas lá me disse para ir ao site, preencher tudo online e pagar. Pagar é que é importante. Depois, claro imprimir os comprovativos porque eles não devem saber usar computadores para verificar que eu já paguei o visto.

Pronto, apesar de me sentir injuriado, saí um pouco mais descansado por ter as informações do que era necessário no dia seguinte.

E eis que chego ao dia seguinte... e ao entregar as coisas todas é-me pedido para preencher mais uma folha. Que tem exactamente as mesmas perguntas que o formulário que tinha preenchido na net no dia anterior. E como se não bastasse... e apesar de eu já dever esperar algo assim de alguém tão baixo, diz-me que faltam documentos.
Documentos esses que ela se "esqueceu" de referir no dia anterior porque não me queria beneficiar perante todas as outras pessoas que lá foram pedir um visto... ou seja, mais ninguém.
Lá fui a correr ao hotel buscar os documentos e entreguei-lhe ao que ela pede para preencher mais uma folha a pedir que o meu curriculo e o meu diploma sejam autenticados.
Isso mesmo... Como se autentica o curriculo de alguém? Coloca-se um detective privado a procurar o rasto da pessoa descrito no curriculo?
Talvez.

E para terminar ainda diz que, tenho de esperar por uma entrevista com o diplomata Nigeriano que, a julgar pelo que me foi pedido, não sabe usar um computador e muito provavelmente também não saberá ler. Aquilo da autenticação, cá para mim é um pedido para alguém fazer um audiobook do meu curriculo e diploma. Ahh, não nos esqueçamos que à parte dos 73 dolares que paguei pela net, terei de pagar mais 40€ pela autenticação de cada um dos documentos (ou seja, 80) mais 118€ pelo visto.

E pronto... amanhã lá volto a Lisboa. E bem dentro de mim sinto que o gajo se vai armar em difícil e vai pedir mais alguma estupidez tipo uma carta da Guarda Costeira Nigeriana ou bilhetes para uma data qualquer que eu não saberei se é cedo demais ou tarde demais porque ainda não tenho um visto.

E esta, hein?