sexta-feira, outubro 22, 2010

Malta Chronicles (ou o mistério da população de Comino...)

Olá malta...

Cá estou eu por Singapura de novo. Desta vez, os agricultores decidiram fazer a limpeza anual do mato na Indonésia e em consequência andamos aqui sem conseguir ver 500 metros pra frente. LOL Mas adiante...

Hoje vou falar-vos de Malta e duma informação que deixou o meu espírito a rodar e rodar e rodar enquanto tentava decifrar as entrelinhas.
Não sei se estávamos num daqueles autocarros turísticos quando ouvi isto, se li numa revista de turismo, ou se foi na ida de barco para Comino, mas a verdade é que a seguinte frase chegou-me (e à Jill, porque eu confirmei tal foi o meu espanto) ao cérebro:

"... Comino conta com uma população de aproximadamente 4 pessoas."

Nem mais... aproximadamente 4 pessoas. Eh pá, como é que alguém não consegue contar precisamente 4 pessoas? Será que uma estava no seu leito moribundo?
E ainda fiquei mais espantado quando reparei que Comino tem dois hotéis marcados no mapa. Mas afinal como é possível gerir dois hotéis com apenas 4 habitantes na ilha? Ainda por cima, aqueles artistas a espalhar cadeiras na Lagoa Azul (foto mais abaixo) devem ser locais. :S

Não sei... mas acho que Malta precisa de umas lições de aritmética ou então fazer um census muito rapidamente.

No entanto, Comino é muito provavelmente um dos pontos altos de Malta. Acreditem em mim, ou então vejam a foto. ;)

quarta-feira, outubro 20, 2010

Crónicas do Mundo (ou o inicio dum novo formato televisivo?)

Ora viva minhas gentes.

Como acredito que toda a gente vê tv, ou pelo menos lê as notícias os últimos tempos foram marcados pela "prisão" e consequentemente libertação dos mineiros chilenos.
Ora, por muito que eu esteja contente com a salvação de 33 vidas, ao contrário das milhentas que ninguém se parece importar na China, tudo isto tomou aspecto dum Big Brother foleiro.

Ora, depois de 67 ou 68 dias encalhado numa mina, se eu saísse cá para fora o mais certo era dirigir-me logo ao hospital para os check-ups necessários e pôr-me logo a andar dali para fora o mais cedo possível. No entanto, houve mineiros que se comportaram exactamente como um Zé Maria ou Marco após a saída da "casa" do Big Brother.
Não acreditam?

Ora vejam

Saída do mineiro (têm de ver até ao fim)



Saída do Zé Maria:



Parecido, né?
E é parecido em muito mais coisas, senão vejamos:

- Nas saídas o povo estava todo ali a festejar.
- tinham estado sem familiares ou televisão durante 2 meses
- Tinham estado a ser observados por todo o Mundo durante esse mesmo tempo.

Acho também que eles fizeram melhor que noutras edições e usarem óculos escuros para não ficarem meios cegos com os flashes.

No final eu acabei por ficar um pouco triste por não haver um parzinho romântico que continue a sua relação cá fora. Mas tenho a certeza que eles vão aparecer em imensas revistas! :)

segunda-feira, outubro 18, 2010

London Chronicles (ou o fim das minhas vacances... )

Olá povo.

Vim de vacances e foi só mesmo dar um miminho à rata (à Beverley, note-se) pousar uma mochila e pegar noutra a caminho de Singapura.
Sim, pela altura que estiverem a ler isto já vou estar a caminho de Singapura... onde fazem uns 33 graus e graças ao furacão que vai atingir Taiwan (exactamente como no ano passado em que passei pela orla de outro furacão lá) vamos ver umas chuvinhas torrenciais. :\

Entretanto, e como estarão à espera, eu vou revelar que fui de férias até Malta.
Malta é uma ilha que fica ali perto da Sicília. Segundo vi num folheto a Sicília e a vila de Taormina (esta é para ti Cometa) fica a cerca de hora e meia de barco. No entanto, Malta chegou para me encher as vistas e acabei por deixar Itália para outra altura qualquer... de preferência antes de Veneza ficar submersa.

Fotografia tirada nos "Upper Baraka Gardens", daqui vê-se Sliema. 

Mas adiante... Malta, é uma ilha antiga formada por uns cavaleiros (não vos vou incomodar com isto) e sofreu um pouco durante a segunda Guerra Mundial.
Malta tem imenso, mesmo imenso, para ver. Desde as suas ruínas até a catacumbas passando por Valletta (que é a capital e fica dentro da muralha numa das imensas penínsulas da ilha.
Malta tem duas outras ilhas mais a norte. Gozo e Comino.
Posso parecer um pouco... ingrato? Mas na realidade os meus locais favoritos durante estas férias foram mesmo Gozo e Comino.

Gozo porque é mais pequeno e menos turístico. Enfim, conseguimos encontrar lá um pão marafabulástico como podem ver na foto... que consoladamente consumimos barrado com compota de figos. :)


O que me leva a outro dos pontos fortes da ilha (para quem mora longe do Mediterrâneo) que é a culinária.
A culinária vai buscar muito a Itália e é baseada em massas e pizzas com o ocasional guisado de coelho. Uma coisa diferente de Itália é no entanto o tamanho das doses... são simplesmente industriais. Eu por várias vezes não esvaziei o prato. :| Sim... eram assim tão grandes.

Mas Gozo tem muito mais... No entanto, e como a posta vai ser muito grande, vou só deixar uma foto da janela azul.



De resto Comino, é uma ilhota pequeníssima com uma lagoa (Lagoa Azul) tão fantástica como as fotos indicam. :)

Não! Não existe photoshop nesta foto! :)

Durante os próximos tempos, e como vou voltar a Singapura, vou deixar mais postas de pescada por aqui sobre as coisitas que descobri por Malta.
Até lá fica um dúvida...

Se um gajo cortar a barba com uma gilette para mulher passa a ser menos macho? É que aquilo era cor-de-rosa. :|

Beijos para a M. e B.