quarta-feira, abril 10, 2013

Coisas que me irritam... anúncios no avião.

Ora viva,

Como sabem eu viajo imenso.
E ultimamente noto que uma das coisas que mais me irrita são os anúncios da tripulacão.
Nem sequer vou falar de companhias como a RyanAir que têm de irritar os clientes com publicidade a toda hora, mas de companhias ditas normais.

Uma das que mais me chateia é mesmo aquela do: "Good morning, this is your captain speaking. My name is ... and we're flying at ... it's ... degrees outside and the trip will take approximately ...".
Para que é que eu quero saber o nome do capitão? O trabalho dele é levar-me de A para B... não preciso de saber o nome dele... nem a que altitude estamos porque sinceramente para mim e para a maior parte da tripulacão o que importa é sabermos que não estamos no chão. A temperatura lá fora também pouco me importa... se importasse, provavelmente teria alugado um descapotável e ia a conduzir.

Depois são as hospedeiras com o anúncio que vão servir uma refeicão e bebidas... ou que vai haver turbulência... ou para meterem o cinto de seguranca por cima do cobertor... ridículo. E doloroso, ainda mais que normalmente (excepto voos internos num país onde o inglês é a lingua oficial), estes anúncios são feitos a duplicar para toda a gente saber isto.

E porque é que isto me irrita? Porque sempre que vão fazer um anúncio da treta, param o raio do sistema de entertenimento e tenho de ficar ali sem poder ver o filme ou série que estava a ver.

Enfim... já me passou a raivinha. :) Fiquem bem. 

domingo, abril 07, 2013

Autocarros em Londres...


Ora viva... 

Se há algo que me deixa piurso é esperar por autocarros. É aquela incerteza de saber quando finalmente chegará um e também o facto de passarem 30 autocarros da mesma linha até passar um dos autocarros que estou à espera (assim de repente, lembro-me do saudoso 55 para Baguim do Monte como um exemplo desses). 

Aqui em Londres, apesar de não ser tão mau (teoricamente os autocarros passam de 12 em 12 minutos), ainda é uma chatice sair de casa e esperar os tais 12 minutos (tempo Windows) ou para chegar à paragem e ver o autocarro acabadinho de sair de lá. Vai daí, uma vez que a empresa que gere os transportes de Londres (Transport for London) disponibilizou um serviço de tempos de chegada em tempo real, eu decidi ver se fazia uso disso. 

Existe um site para ver os autocarros aqui através dum browser... mas isso implica que teria de abrir o browser e carregar no refresh para ver os tempos de chegada actualizados. Também existem mil e uma aplicações para o iPhone e Android que permitem ver isto, mas eu não sou muito adepto de ver isto no iPhone, até porque não tenho um contrato de dados no Reino Unido. 
Vai daí, toca de fazer um gizmozinho para ver os autocarros em tempo real. 


Agora é só ligar isto a um modem, definir as paragens que se pretendem monitorizar e já está. De 10 em 10 segundos ele mostra as previsões actualizadas do próximo autocarro a chegar nas paragens que eu defini... ahhh e mais, também dá para ver quando vai chegar o próximo barco... :)

Fica aqui um videozinho para terem uma ideia de como funciona:


Eventualmente vou colocar isto online, mas fá-lo-ei em inglês uma vez que terá mais utilidade assim.

Abraço e fiquem bem.