quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Egypt Chronicles (ou os mirabolantes táxis egipcios...)


Olá... Ou nem por isso.

Hoje vou falar-vos de algo fascinante... os táxis egipcios. Eu sei que já devem ter andado de táxi, eu já andei em vários locais, já dormi em vários, já tive problemas em fazer o motorista parar para eu ir esvaziar a bexiga, já tive taxistas que me pagaram um café, outros que não sabiam o caminho mas lá conseguiram dar com ele (4 horas depois), mas o Egipto tem taxistas que só visto.

Eu percebo... alguém que ganha a vida a conduzir naquele país, não pode bater bem da bola. Desculpem, mas não pode! E depois como eles ainda não devem ter começado com aquele programa de inspecção de veiculos automóveis, tudo o que tenha quatro rodas e seja passível de ser conduzido serve de táxi.
Como se isto não bastasse... Bom, hoje estou um pouco cansado e vou mesmo descrever os casos com taxistas no Egipto. :)

comecemos pelo primeiro que foi logo em Sharm el-sheikh... Tão a ver uma rotunda? E como temos de a contornar pelo lado correcto? Isso lá não existia. Rotundas era por onde desse mais jeito... mesmo que em sentido proibido! :\ E pior, isto não foi um acaso! Aconteceu sempre que passámos por rotundas em Sharm. :\

Seguindo para o segundo caso de taxistas, também em Sharm, entramos nós no táxi depois de termos conseguido mudar os voos para Luxor... vamos relativamente refastelados atrás quando o gajo para e diz que vem outro taxista... E veio mesmo! :| Mudaram de taxista a meio da corrida e o novo taxista ainda me tentou comer no preço.

Em luxor, o taxista tinha um táxi que... a única coisa que me vem à mente são aqueles peluches em forma de dragão que se vendem nas redondezas do Estádio do Dragão... Exactamente... peluche azul. O carro estava forrado a peluche!
Como se não bastasse, também este não podia ser normal e decidiu a meio da viagem parar o táxi para levar também um amigo juntamente conosco. :| Do mal o menos, o amigo era bem educado e disse bom dia. Pena que não tenha oferecido um bocado da bolacha que estava a comer. Na altura já tinha alguma fome.
E era o minimo que podiam fazer depois de terem entrado em sentido proibido com a maior da naturalidade.

Portanto minhas gentes... Andar de táxi no Egipto é mais um daqueles desportos radicais só comparável a atravessar ruas no Cairo.

E com isto termino as crónicas egipcias... :D

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Egypt Chronicles (ou uma espécie de story mix...)

Olá.
Estou agora num avião que treme e treme e treme... ainda bem que não serviram gelatina ou saladas com azeitonas senão ia ser um escalabro...
E pensei em rever as notas tiradas nesse inesquecivel dia 26 de Novembro de 2009 e dou por mim com episódios que são pequenos demais (ou a minha inspiração é curta) para fazer uma crónica só deles e vai daí decidi fazer uma amalgamate (amanhã vou comprar o segundo volume da Herman Enciclopédia) de histórias.

Começo pelo pormenor... giro acerca dos animais de estimação desta gente. Eu, já tive pássaros, um papagaio, uma tartaruga e a modos que adoptei o cãozito da minha vizinha por uns tempos como animal de estimação. Também já, outro dia interessante, fiz festinhas a tigres e peguei em cobras, mas depois de ver os animais de estimação dos egicpianos, fiquei pasmado.
Para começar, a galinha é um animal como outro qualquer e merece ter um sitio só para ela... e então, que melhor local para as guardar que numa mansarda? Pois... eu sei... também fiquei estupefacto. Claro está que num país onde raramente chove, uma mansarda é nada mais que a placa de cimento do tecto duma casa já que o telhado é caro e inútil demais para investir nele.

E depois indo a caminho do Vale dos Reis deparámo-nos com uma cena adorável... um momento muito... tipo... cãozinho da Scotex. :D Estava um dono preocupado a dar de beber ao seu crocodilo bebé. Era só ternura!! Abrir-lhe a boca e espetá-la debaixo da torneira para garantir que o seu bichinho não morria de sede... quem disse que os egipcios são uns animais? Por acaso sáo, mas só para o turista.

Fiquem bem.

domingo, fevereiro 21, 2010

Egypt Chronicles (ou a existência dum tuga onde quer que estejamos...)

Olá olá...

Sei que devem já estar fartas de tanto deitar abaixo dos Egipcios, pelo que hoje decidi variar um pouco o assunto e falar dos tugas que polulam pelo Egipto. :) Tipo, eu... LOL
Ora, devo admitir que encontrámos poucos tugas... à parte de mim, vimos mais 2 tugas. E que tugas.
Não, não era o Rui Veloso, nem o Saramago (azeeeeedoooo), eram sim dois gajos a que eu chamarei de Joaquim e António, ou mais afectuosamente de Toni e Quim.

Estávamos nós a passear pelo vale dos reis e eis que ouço uma palavra conhecida... na altura pareceu-me ter ouvido que estava calor. Estranhei, liguei o tuga-radar e lá detectei essa espécie que é o tuga viajante. Lá andava o duo dinâmico Toni e Quim a correr tudo quanto merecesse ser assunto de fotografia para uma foto a colocar atempadamente no hi5 (ou facebook... mas parece-me que eles eram mais de hi5).

A principio não lhes ligamos patavina. Convenhámos que para mim a J. era toda a companhia que queria e suspeito que ela seniria o mesmo em relação a mim, pelo que não me dei ao trabalho de tentar um contacto com eles. Mas quando já íamos no terceiro túmulo eis que surge a primeira pérola tuga das férias...
Vira-se o Toni para o Quim e solta um desabafo: "Foda-se, isto é tudo igual!!".
Pois, se dúvidas havia em relação à identidade deles... desfizeram-se logo logo. LOL

Nós rimos para dentro e continuámos o passeio, apesar de termos concordado completamente com a perspectiva deles discordando apenas no adjectivo qualificativo utilizado para definir o que estavam a ver.

Depois, enquanto fugiamos dos policias de turismo no templo de Hatsepshut verificámos, daí o pormenor de eu ter dito que andavam a recolher fotografias para o hi5, que eles estavam numa de sessão fotográfica de modelos. Ou seja, estava o quim lá encostado a uma estátua e ao rever a fotografia solta com um grave tom de desalento: "Ohhh, apanhaste-me a sacudir a mosca!"
E ao passar para a fotografia seguinte exprimiu ainda mais veemente o seu desagrado com a prestação fotográfica do Toni ao dizer: "Foda-se!!! Não apanhaste aquela cena!"

Devo, para veracidade do registo histórico, dizer que o Toni discordou do comentário do Quim acerca das suas fotografias e soltou um resmungo sobre querer apanhar o corpo todo.

Enfim... Pelo menos alegra-me saber que hoje a net está mais rica com fotografias desse duo fabulástico Toni e Quim. :) Enche-me de felicidade mesmo.
Quem tiver conta no hi5 que os procure, se faz favor!