quarta-feira, julho 28, 2010

Singapore Chronicles (ou a primeira demonstração de racismo aqui...)

Olá minhas gentes.

Singapura, para além de quente e húmido é um autêntico caldeirão de culturas... Aqui existe de tudo... um exemplo é que na mesma rua podemos ver uma igreja, um templo budista, uma mesquita e um templo hindu. Sim, isso tudo.

Os primeiros habitantes de Singapura foram os malaios, já que é só sair de Kuala Lumpur... virar ali em Johor Bahru e atravessar a ponte. LOL Depois entretanto, chegou aqui o Raffles e tornou isto num entreposto comercial inglês, pelo meio apareceram uns quantos piratas, Portugueses, Chineses, etc, etc... e hoje Singapura tem cidadãos de todo o Mundo. Literalmente.

E tanto desta vez, como da outra vez que cá estive não vi evidências nenhumas de racismo. Toda a gente se dava bem, via-se parzinhos românticos de todas as marcas e feitios...
Até que no fim de semana, a minha visão estilhaçou-se. Mas, apesar disso, com o seu quê de piada.

Ora, estava eu a passar pela maior (e creio que única do género) livraria de Singapura e entrei. Fui lá ver uns livrinhos que estou a pensar comprar e tal... e eis que ouço um homem a berrar para dois artistas (ingleses pelo aspecto, que depois percebi serem australianos) a mandá-los para a terra deles, que Singapura não é pertença de britânicos e que eles são uns malcriados por ali estarem, etc, etc...
O homem estava possesso!!!

E perguntam vocês qual é a piada disto???

A começar, a piada está no facto que os indigenas singaporeanos, são de descendência malaia... logo, o maioral que se estava a queixar, de descendência Chinesa tinha era que olhar para o espelho.
Depois, pelo pormenor que existem Singaporeanos que devido à descendência britânica parecem exactamente com um inglês ou australiano... e no entanto, é daqui.

E como se não bastasse, estar a acusar um australiano que se ele soubesse de história perceberia que também não morre de amores pelos ingleses... vejam que para um país fundado por inglaterra, eles não usam uma libra australiana como moeda. Usam um dólar. LOL

Enfim, vá-se lá perceber esta gente, né?

Estou a caminho... :)

domingo, julho 25, 2010

Singapore Chronicles (ou a "praga" dos Domingueiros...)

Olá olá...

Não sei se sabem, mas Singapura é um daqueles sítios... aqui, qualquer coisinha dá direito a multas e pior, vergastadas de cana. Sim, eles usam isso aqui. E segundo li, é uma cicatriz para a vida...
Mas adiante.

Estava eu no Domingo passado a fugir da chuva na Orchard Road (que é basicamente um centro comercial com 1,6 km de comprimento) quando apanhei um táxi para o hotel.
Estava molhado e tal... e o taxista começou a meter conversa comigo, até porque eu entrei no táxi num sitio que também daria direito a multa. :$ Mas esperar meia hora numa fila não era para mim.

Então, lá íamos na conversa e eis que ele me explica que a vida de taxista é complicada e isto e acoloutro... e que ao domingo é muito complicado ser taxista porque andam os Domingueiros todos na estrada...
Bom, eu a primeiro não liguei e comentei que isso era assim em todo o Mundo até que ele, literalmente me abriu os olhos... ou seja, aqui em Singapura existem dois tipos de seguro automóvel. O normal (ou completo se preferirem) e o, chamemos-lhe, "part-time".


Sim, isso mesmo.
Quem quiser andar com o seu carro a qualquer hora do dia, compra o seguro completo, quem só precisa de andar à noite (depois das 19) e ao fim de semana, compra o seguro "part-time".

E esta, hein?

Para quando uma opção destas e consequente caça à multa em Portugal? E será que podem sair do país com o carro? E quanto será a multa por infringir o horário do seguro? 2 vergastadas?
Para a próxima tenho de perguntar isso. :\

Beijo para a J.