terça-feira, junho 04, 2013

Senhoras e senhores, apresento-vos o Dexter.


domingo, junho 02, 2013

RyanAir? Têm a certeza? 


Ora viva,

Como sabem, eu viajo... muito. Muito mesmo e em consequência disso, consigo comparar a qualidade de serviço de várias companhias aéreas e até aeroportos.
Posso dizer-vos que a TAP tem assistentes de voo brutos que só são ultrapassados em brutidade e má educação pela Air France (lembrem-se, para tudo existem excepções...), que o Aeroporto de Lisboa é um buraco negro que devia ser destruído e reconstruído de forma pensada e correcta (coisa impossível em Portugal) e que a Europa está a milhas do serviço fornecido por empresas Asiáticas. A Cathay Pacific por exemplo tem dos melhores assentos que já experimentei e a Singapore Airlines é a que tem o serviço mais prestável e simpático.

Mas hoje não vou falar das companhias aéreas ditas normais, mas sim das low-cost e da RyanAir em específico. Chegou-me por amigos há dias um vídeo muito interessante acerca das práticas desta empresa que podem ver aqui:



O vídeo não será surpresa para a maior parte de nós... eu devo admitir que já viajei para vários destinos com a RyanAir e sempre me senti mal-tratado. Os assistentes de voo são do pior que há, a falta de informação é brutal, os custos escondidos estão em todos os cantos e marcar um bilhete com eles é uma prova de paciência com tantas perguntas sobre se quero comprar seguros, etc, etc... e tudo para quê? Poupar 10 euros? Acham que os 10 euros valem a pena todo o stress de embarcar nos aviões deles e correr o risco de ir sentado numa poça de vomitado?

O engraçado é que para muitos voos, marcados em avanço, a TAP (por exemplo) tem tarifas competitivas que poupam imenso do trabalho e stress que dá viajar na RyanAir e por muito pouco mais.  A easyJet, mesmo sendo low-cost oferece um serviço que não dá para comparar com a RyanAir em termos de facilidade de compra, marcação de lugar (em vez de vender priority boarding a 100 pessoas para os 12 lugares bons a bordo) e a simpatia da tripulação. Mas isto é a minha opinião pessoal, certamente que se a RyanAir ainda voa, é porque eu devo estar errado.

Por estas e por outras eu já deixei a RyanAir de lado e espero com todas as minhas forças que este buraco negro da aviação se afunde nas profundezas da memória e que um dia, muito em breve, a existência de tal empresa seja apenas um pesadelo. Infelizmente, já sei que isso só acontecerá quando um acidente ocorrer... e só então talvez as pessoas percebam o que realmente arriscaram para poupar 10 euros.