sábado, julho 23, 2011

World Chronicles (ou um pouco de cultura viagistíca...) 

Quantos de vocês já fizeram um voo longo?? Por favor, ir ao Rio em 8 horas não é longo (dica, não usam 747s nessa rota a partir de Portugal). Estou a falar de voos com mais de 12 horas. 

De Frankfurt a Seoul são umas 12 horas, actualmente tenho feito mais assiduamente o voo Londres - Singapura que leva 13 ou quase 14 na volta. 

Já ouvi falar de voos que levam 16 horas. Se não me engano, de Joanesburgo a Houston ou Dallas são 16 horas, mas o mais longo voo no actual panorama da aviação é detido pela Singapore Airlines e dura qualquer coisa como 19 horas. Singapura - Nova Iorque para ser mais exacto. 


Façam assim, vão a www.skyscanner.net, escolham uma viagem entre Newark (Nova Iorque) e Singapura. Existe a possibilidade de escolher um voo directo se preferirem. 
A coisa boa deste voo é não existir economia... a coisa má é que o preço é equivalente e quando vi, estava algures muito perto de 6100€. 

quinta-feira, julho 21, 2011

Eu Chronicles...


Ainda me lembro da primeira vez que andei de avião... tinha 14 anos e foi um voo de Paris-Orly para o Porto. 

Ainda me lembro que estava sentado na coxia, tinha o lugar do meio livre e o passageiro sentado à janela estava literalmente aterrorizado com o voo. Os telemóveis tinham acabado de passar da fase "tijolo de sete" para "tijolo burro" (daqueles que se fazem lareiras e barbecues) e este modelo era Motorola... Que provavelmente, era a única marca de telemóveis. 

Agora que me lembro, e comparo esse telemóvel aos telemóveis actuais, não percebo o que é que ele estava a fazer com ele para se entreter durante o voo... Especialmente porque o telemóvel não tinha modo de avião e a hospedeira lhe pediu para o desligar. Aquilo dava para telefonar... Não haviam sms na altura. Lol 

Muito mudou desde essa altura... Lembro-me também que foi nesse avião que comi pela primeira vez salmão fumado... Hmmm, presunto do mar... 

A mochila que levava comigo tinha uma caneta de aparo, que provavelmente hoje em dia é considerada como uma arma branca. 

As viagens de avião mudaram imenso, hein???  Engraçado como após tanto tempo no ar a voar para cima, baixo, esquerda, direita, em quase todas as classes... Para terem uma ideia, já estive num avião em que a sanita tinha uma janela... (Deus, se existir na forma que lhe damos, deve ter uma igual) e no entanto o voo do qual me lembro de quase tudo foi esse. O primeiro. Foi aí também que vi o céu vermelho no horizonte... 

Em tempos sentia-me um pouco como o meu companheiro passageiro dessa viagem. Nervoso por voar, a pensar que isto é uma máquina criada por humanos e como tal, tem falhas... que como no caso dos humanos são fatais. 
Cheguei até a culpar a minha professora de estatística. Não fosse ela ter explicado as probabilidades, provavelmente não pensaria assim. 

No entanto, como em tudo na vida, existe um reverso da medalha que ultimamente utilizo para me tranquilizar. 

É tão provável o meu avião cair como ganhar o Euromilhões... Logo, o que devo fazer é jogar e esperar que me saia o prémio para deixar de viajar assíduamente. Claro que se o prémio sair, de certeza que ia viajar na mesma, mas era em primeira classe e esses raramente se safam dum acidente aéreo... Além de que certamente devem servir mais que champagne para relaxar as pessoas lá dentro... Estou a imaginar algo como um voo da KLM a sair de Amesterdão, percebem?
Em todo o caso têm camas e se algo acontecesse, estaria a dormir. 

Ainda não encontrei uma estatística similar para as perdas de bagagem, pelo que é certo que um dia destes vou ficar sem ela. 

segunda-feira, julho 18, 2011

London Chronicles (ou como liguei uma cara a uma voz...)

Olá amigos.

Cá estou de novo em Londres (hoje não chove), e a viagem ontem foi interessante.

Após ter aproveitado todas as benesses providenciadas pela TAP aos membros da StarAlliance Gold, lá me sentei no meu lugar acompanhado da minha senhora. O avião estava a abarrotar de teenagers inconscientes que, segundo me apercebi, vinham para Inglaterra fazer uma espécie de curso de inglês ao vivo.

Eles lá entraram, fizeram barulho e após se sentarem, eu ouço uma das pitas que estava sentada do outro lado do corredor a dizer muito excitadamente (vou dizer à minha irmã que vou no avião do Mika). Eu, até conheço o nome, não sou fã da música (talvez por isso nem saber como é que o gajo era) e achei piada poder ligar a cara do artista à música que ele faz.
James Blunt... aproveito para te dizer que se te vir num avião, certamente que vais levar com buuusss e pedidos para te amordaçarem, não vás tu ficar com ideias de torturar mais gente do que fazes actualmente.

O voo lá prosseguiu, o Mika ia em Business acompanhado pelo que me pareceu ser bailarinos (e bailarinas) e a mãe dele. A J. não concorda que seja a mãe, mas devia ser.
Entretanto, o voo foi aborrecido, porque a tipa sentada ao meu lado não se calava a transmitir a notícia para o resto da turma no avião que não acreditava. Eh pá... o gajo mora em Londres, o gajo actuou no Porto no dia anterior, certamente que ele partilha o meu "amor" pelas companhia do Sr. O'Leary e semelhantes, logo ir naquele voo não era de todo descabido. E sendo assim, as hospedeiras podiam ter sido um pouco mais diligentes e mandado terminar aquele conversa entre assentos que iam da fila 7 à fila 23.

Mas pronto, cá estou, a TAP provavelmente vai lançar uma publicidade qualquer com a foto do hospedeiro e do Mika, tirada à saída do avião e eu espero nunca mais voar no mesmo avião que uma turma de adolescentes... porque afinal de contas, o Mika não me incomodou... porque não cantou. LOL