sábado, dezembro 12, 2009

Egypt Chronicles (ou o mercado de trabalho Egipcio...)

Olá, olá fãs dedicadas...

Tenho a dizer-vos que... esta visita ao Egipto me marcou. Tudo bem que vocês já saibam isto, mas... a verdade é que me marcou em todos os niveis. Mesmo ao nivel profissional. Vá, assim não é justo... eu explico.
Estávamos nós a passear pelo vale dos Reis... que, a não ser que tenha o túmulo do Tutankhamon aberto é uma séria desilusão. Por favor, não me levem a mal. Mas, ir para o meio do deserto ver uns túneis cobertos de hieróglifos não é o meu sonho molhado e dispensava bem isso. Mas pronto... turista que se chame de turista tem de o fazer e lá fomos com o nosso guia Ahmed (ou algo parecido... um famoso egiptólogo do qual falarei mais à frente) ver o vale dos reis.

E nisto a minha fiel companheira de viagem, e gozo, decidiu ir ao WC e foi quando reparámos num... emprego, ou carreira mesmo, muito egipcia. Eu não sei qual é a designação oficial daquele trabalho, mas demo-nos ao trabalho de pensar num nome e o que surgiu foi "distribuidor de papel higiénico". Porque a realidade é mesmo essa... ele nada mais fazia que estar ali sentadinho com a sua espingarda ao colo a distribuir papel higiénico aos necessitados. :|

E eu fiquei a pensar... como é que se alicia uma pessoa para fazer este trabalho? Ahhh e tal... é um trabalho simples e muito compensador... com muito contacto humano e que não exige esforço fisico (ou mental...). Será que é um daqueles empregos com remuneracão por objectivos? Tipo... "se nos poupares 3 rolos de papel higiénico por semana, levas os rolos para casa."?
E ainda mais importante, será que alguém tem, lá no fundo o secreto desejo de estar a distribuir papel higiénico?

Outra dúvida que o meu cérebro fez o favor de se lembrar foi, mas porque carga de água eles distribuem papel? Será assim tão caro? Não deve ser, já que eles desinfectavam os tampos das sanitas com combustivel (gasolina, creio. Podem perguntar à Jill).
Ou será uma medida ambiental tipo aquela cena há uns anos da Sheryl Crow incentivar as pessoas a limpar o traseiro com uma folha de papel higiénico? Aproveito para deixar aqui uma mensagem à Sheryl e dizer-lhe que para isso, mais valia lavar com águinha tépida e secar com um secador de cabelo... Mas só se as centrais eléctricas forem de energias renováveis.

É que duvido que o fantástico povo do Egipto fosse capaz de roubar papel higiénico das casas de banho... já os tugas... é outra história.

E assim vos deixei com mais uma faceta desse país tão... é melhor ficar caladinho. :|

Beijo para as fãs...

P.S.: Houve alterações na tabela de fãs, eu estou ainda a ver se ponho aquilo tudo em ordem.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Egypt Chronicles (ou o fim de semana em Sharm el-Sheikh...)

Como vocêsas sabem... eu viajo muito. E então lá vou juntando milhas... para quem não sabe, milhas são tipo os pontos do Cartão BP ou da GALP. Mas que em vez de trocar por batedeiras e termómetros sem mercúrio, dá para trocar por coisas mais interessantes. Artigos de luxo, viagens de avião, aluguer de carros e estadias em hotéis. :)
Ora sabendo disso, e tendo em conta que desta vez ia acompanhado, decidi gastar umas poucas de milhas num fim de semana no Radisson de Sharm el-Sheikh...

Lá chegados, fomos extremamente bem recebidos com um suminho (não alcoólico) e uma toalhinha molhada fria. Eu estranhei... afinal de contas, estava vento lá fora.
Depois fomos escoltados num carrinho de golfe até ao quarto que não sendo o melhor onde já estive era bastante aceitável e com uma vista deliciosa para a piscina.

Depois, claro está que fomos a correr para a praia ver o Mar Vermelho.

Podia ficar aqui a contar como tudo é lindo e perfeito, etc, etc... mas vocês gostam mesmo é de peripécias e este, mesmo sendo um resort fechado, também teve das suas. :)
As primeiras que merecem ser contadas ocorreram logo na sexta feira.
Descemos até à areia e ao ver que a praia estava completamente cheia fomos deslizando para a direita até encontrarmos um sitio para nos deitarmos e demos com outra praia vazia.
Lá nos deitamos e ficamos a secar ao solzinho quando nos apareceu o primeiro cromo do dia. Este era um daqueles angariadores para os SPAs do hotel e minhas amigas... o tipo fartava-se de falar dum tal dum tratamento chamado "massége".
Mais tarde percebi que o tratamento era na realidade uma massagem, mas que me diverti imenso a pensar o que seria a massége... isso diverti! :) O gajo tinha masséges e tratamentos para todos os gostos. E depois dava para fazermos um mix por nós próprios...

A dada altura o gajo tinha já um mix do género: massagem desportiva, scrub de café(scrub é basicamente rasparem-nos o lixo do corpo), scrub de côco, máscara facial, reflexologia, aromaterapia e creio que mais um... tudo isto numa hora e meia.
Ele não conseguiu explicar-me a que é que cheiraria no final do tratamento, mas pelas misturas que ele falou não deveria cheirar muito bem. :S
Também não percebi como se faz tanta coisa numa hora e meia, mas acho que a cabeça dele ainda estava a tentar, qual perfumista, juntar os cheiros dos tratamentos.

E foi assim o nosso primeiro encontro de terceiro grau com a realidade egipcía. :S

Não percam o próximo episódio que é hilariante!!! :D

domingo, dezembro 06, 2009

Egypt Chronicles (ou o inicio das crónicas desse país fantástico...)

Pois é, eu fui ao Egipto e como em todas as viagens, também esta começou com um passo. O passo, claro está, foi mesmo ir para o aeroporto e apanhar o voo, Porto - Madrid - Cairo. E começou aqui o suplicio...
A viagem até Madrid não é de todo desagradável, mas chegados a Madrid enfiam-me num avião que para o descrever a única imagem que me vem à cabeça é mesmo aquela das pessoas a dormir naqueles beliches de madeira nos campos de concentração... Sim, exactamente. É que naqueles assentos, mexer só mesmo os olhinhos e para alguns as orelhas.
Aproveito para dizer que o voo era da Iberia... Fiquem avisados.

Lá chegado, tinha um gajo à minha espera para me levar à pousada e aqueles 45 minutos do aeroporto à baixa cairense deviam ter sido aviso suficiente... Porque tudo estava sujo, a cair de podre, as pessoas conduziam como loucas... aliás, pior que loucas. Tenho a certeza que muita gente foge dos seus países para não serem internadas em manicómios e para onde é que vão? Onde? Exacto... Cairo! :)

Ahh, de notar também que lá, no Egipto, ninguém liga as lâmpadas para conduzir. Isso mesmo... anda tudo às escuras em ruas que pouca ou nenhuma iluminação têm. Eu tenho teorias sobre isto. A primeira é que se toda a gente ligasse as lâmpadas dos carros à noite, isso apareceria nas fotografias de satélite e depois ao comparar, por exemplo, Paris ao Cairo... o Cairo passaria a chamar-se cidade-luz. Coisa que... só olhando para as fotos de satélite é que seria possivel tal é a sujidade que paira pelo Cairo. Não acreditam??? As minhas camisolas brancas eram beges quando cheguei a casa. :|
A outra teoria é que como os principais instrumentos de condução no Cairo são a buzina e os "máximos", eles preferem andar às escuras para não irem gastando as lâmpadas nem queimando as ópticas e para quando decidirem flashar alguém com os máximos o efeito ser o mais encandeador possivel. Afinal de contas, o Cairo tem poucos acidentes e os bate-chapas também precisam de ganhar a vida... que a julgar pelo estado dos carros no Cairo, é uma vida pobre já que ninguém repara as amolgadelas. :S

Para terminar... deixo-vos uma noticia tuga. Adoro ser surpreendido. E quando pensava que o pior aeroporto do Mundo era o famigerado e odiado Charles de Gaulle em Paris, deparo-me com o aeroporto de Lisboa. Este sim é sem dúvida alguma o pior aeroporto da Europa. E eu já vi uns poucos para poder fazer esta afirmação. Até o aeroporto do Cairo é melhor que aquela, perdoem-me a expressão, merda!
Percebo agora a angústia do Governo perante o impasse na construção do novo aeroporto e deixo desde já a minha dica.
Ponham os voos todos que param em Lisboa no Porto e Faro... e depois... bom... arrasem com aquilo duma ponta à outra e façam um aeroporto a sério!!!
Se tiverem de despejar meia dúzia de lisboetas de suas casas para terem mais espaço, façam-no sem problemas. Sigam o exemplo da China que "despejou" uma cidade inteira para construir o novo aeroporto de Beijing (que é muito melhor que o de Lisboa) ou então o exemplo do Egipto que vai arrasar Luxor para procurar mais túmulos de faraós que estejam escondidos por lá. :S LOL

Agora... vamos mas é dormir um cadito.