sábado, novembro 01, 2008

Capella Chronicles (ou o fantástico sistema de saúde Coreano)

Olá olá…

Como já estou de volta, posso falar-vos do meu encontro imediato com os serviços de saúde Coreanos, nomeadamente no estaleiro da Samsung.
Como se lembrarão, eu fui para a Coreia com um buraco na perna e regressei com dois no pescoço. Diria que fiquei a ganhar uma vez que o saldo foi de um buraco positivo. Pena que não seja um buraco que… bom, não vou explorar este lado da palavra buraco.

Seja como for, quando reparei que isto estava grande, doía e estava infectado fui ao médico do estaleiro que me receitou antibióticos e uma promessa de me cortar isto (espremer é mais indicado) fora.
Ora, foi assim que descobri o sistema de farmácias da Coreia e como funciona isto das receitas. Certamente que vocês já estiveram doentes em Portugal e o médico vos receitou uma caixa disto, uma caixa dacoloutro… e que inevitavelmente deixa caixas semi-vazias de medicamentos pela casa facilitando a auto-medicação.

Pois eu estava já com algum receio disso e… eis que percebo que aqui não funciona nada assim.
Basicamente o médico indica na receita os compostos activos e quantas doses o doente tem de tomar e depois o artista da farmácia, tem uma espécie de separador onde coloca as pastilhas da receita e depois separa tudo por saquinhos para serem tomados na hora certa.

Ora isto para mim tem umas vantagens loucas. Senão vejamos, só pagamos pelos medicamentos que precisamos mesmo tomar. Não ficamos com a tipica gaveta de medicamentos por tomar em casa. Não precisamos de andar com caixinhas para trás nem para a frente, só precisamos de pegar numa saqueta e pronto já está.

Fantástico, não? Vejam a foto para verem o esquema das saquinhas de comprimidos.

Ahhh e há algumas farmácias que metem números nos saquinhos para serem tomados na ordem correcta. Simplesmente divinal! :

P.S.: Desculpem não ter dito nada mais cedo, mas não vos quis alarmar. E antes de terminar… puta que pariu os mosquitos aqui da zona!

P.S.1: Desculpem a linguagem!

quinta-feira, outubro 30, 2008

Capella Chronicles (ou o nascimento do Jean Todt Português)

Olá boazonas!! (sou tão graxista…)

Hoje descobri que afinal estou na profissão errada! Não, não olhei para o extracto bancário nem para a declaração de impostos, nem para aquela fuga dum metro cúbico de fluido hidráulico que deixou toda a gente… oleada.

Estou a falar de ter entrado na casa das bombas e ter descoberto um aparelho fenomenal! Tão a ver aqueles gajos na Fórmula 1? Aqueles que estão nas boxes a mandar bitaites para os pilotos… tão a ver? Não? Aqueles gajos que ficam ali sentadinhos a olhar para um ecrã com gráficos e vão dando inforrmações aos pilotos. Do género:
- Cuidado com os pneus.
- Não batas no muro.
- A tua mulher está a encornar-te com o gajo das boxes.
- O Benfica perdeu… (esperem… isto não é novidade).

Seja como for, estava eu na casa das bombas e vejam só o que eu descobri…

Que tal hein? Pareço mesmo os gajos da F1… quanto acham que um gajo desses ganha? É que eu também sei ler gráficos… :D

Vá, tenho de ir, a mulher do piloto está a acenar-me! :P

terça-feira, outubro 28, 2008

Capella Chronicles (e a mais mirabolante descoberta de todas...)

Hoje não tenho assim muito para dizer, aliás, pelo reduzido número de posts, creio que tenho mesmo de tirar umas fotos nú para ver se me decido de vez relativamente ao destino do blog. Ou seja, se passa a livro ou se deixo de escrever isto que tanto trabalho me dá.
Por isso, e como eu não gosto de ser considerado uma anormalidade da natureza graças à minha terceira perna, vou pensando numa maneira de avaliar a continuidade do blog enquanto vos dou a conhecer um facto extraordinário…

Eu estou vivo! :)
E apesar de para aqueles que convivem directamente comigo isto ser uma surpresa (não perguntem) para mim ainda o é mais depois de ter sobrevivido a um mês de viagens de táxi.

Vá… tenho de ser justo. Eram viagens pequenitas… na realidade apenas fiz duas viagens de 2 horas durante este mês que passou. Mas o que é certo é que a maioria dos táxis, e automóveis aqui na Coreia trazem uma televisão incorporada. E qual não é o meu espanto quando um dia destes ia no carro e o condutor ia todo entretido a ver uma novela na consola central do carro.

O que vale é que por esta altura eu já me interesso pelas novelas Coreanas e preferi ir olhando para lá para, no caso de haver um embate frontal, eu não dar por isso.
Ora topem lá a foto e a qualidade da montagem da televisão no carro.


Espantoso, né? :S

Algo que também me tem deixado estupefacto é o facto dos Noruegueses raramente usarem os espelhos retrovisores para conduzir. Em vez disso, olham directamente para trás. : Sim... tiram os olhos da estrada. Mas pelo menos não conduzem com um PWM todo esquisito como os Coreanos.

Aceito encomendas de televisões destas e de fechaduras que falam. Quanto às Filipinas, posso arranjar, mas vocês é que pagam a viagem de avião. :P

P.S.: Quem não souber o que é um PWM... pergunte! ;)

domingo, outubro 26, 2008

Polaris Chronicles (ou a prova provada da estupidez latente dos meus colegas)

Admiradas com o titulo ser Polaris e não Capella? Não estejam. Apesar de ainda estar a trabalhar no Capella, decidi dar-vos uns updates relativamente aos cromos (exceptuando o Morten) que ficaram a fazer serviço na plataforma.

Ora, eu como tuga que sou, sei que o Brazil pode ser perigoso… e como sabia que eles iam aterrar em Macaé e de lá seguir para o Rio, decidi enviar um email com algumas dicas relativas ao Brazil e mais relativamente ao Rio. Eu sei que nunca lá estive, mas há coisas que lhes podia transmitir.
Vai daí… dei-lhes uns conselhos relativamente a umas coisas que podiam dizer às meninas que por lá andam, sitios porreiros para ver no Brasil, comidas tradicionais (pelo menos para o pelintra tuga que nunca lá foi) e conselhos relativamente à segurança deles.
Entre os quais, e sabendo que o cromo do Budal estava incluido no lote, não andar de sandálias e meias brancas, nem andar com valores pelas ruas do Rio já que os assaltos são normais mas se fossem assaltados para não resistirem.

Admito que podia ter dado mais conselhos, mas eu não sou pai deles e fazê-lo de livre vontade já faz de mim um gajo porreiro.

Até que há uns dias atrás recebo a bela noticia que os 3 cromos foram assaltados no Rio… Ora, eu pergunto como aconteceu ou se eles estão bem e fico a saber que os palhaços decidiram andar de máquina fotográfica, relógios (bem caros… comprados em Singapura) e para além dos anéis e outras peças de joalharia.
É que eu nem sequer lhes tinha dito para não se armarem em ricos nem nada…
Enfim, que alguém tenha comido bem por umas semanas graças a estes paspalhos.

Por fim, deixo-vos a noticia que o Budal por esta altura (se não se despediu ou foi despedido) já deve ter cumprido o seu sonho de andar num veículo com tracção às 4 rodas em dunas de areia…
Ok… isto parece poético demais para uma besta daquelas. A realidade é que o sonho dele é andar num range rover (aqueles jipes muita feios ingleses) a percorrer dunas de areia. Para quem não sabe, o range rover não é descapotável e como tal, ele queria andar com o ar condicionado ligado.

Enfim, o sonho de cada um a si mesmo… (e já era muito bom se assim fosse)