sábado, novembro 01, 2008

Capella Chronicles (ou o fantástico sistema de saúde Coreano)

Olá olá…

Como já estou de volta, posso falar-vos do meu encontro imediato com os serviços de saúde Coreanos, nomeadamente no estaleiro da Samsung.
Como se lembrarão, eu fui para a Coreia com um buraco na perna e regressei com dois no pescoço. Diria que fiquei a ganhar uma vez que o saldo foi de um buraco positivo. Pena que não seja um buraco que… bom, não vou explorar este lado da palavra buraco.

Seja como for, quando reparei que isto estava grande, doía e estava infectado fui ao médico do estaleiro que me receitou antibióticos e uma promessa de me cortar isto (espremer é mais indicado) fora.
Ora, foi assim que descobri o sistema de farmácias da Coreia e como funciona isto das receitas. Certamente que vocês já estiveram doentes em Portugal e o médico vos receitou uma caixa disto, uma caixa dacoloutro… e que inevitavelmente deixa caixas semi-vazias de medicamentos pela casa facilitando a auto-medicação.

Pois eu estava já com algum receio disso e… eis que percebo que aqui não funciona nada assim.
Basicamente o médico indica na receita os compostos activos e quantas doses o doente tem de tomar e depois o artista da farmácia, tem uma espécie de separador onde coloca as pastilhas da receita e depois separa tudo por saquinhos para serem tomados na hora certa.

Ora isto para mim tem umas vantagens loucas. Senão vejamos, só pagamos pelos medicamentos que precisamos mesmo tomar. Não ficamos com a tipica gaveta de medicamentos por tomar em casa. Não precisamos de andar com caixinhas para trás nem para a frente, só precisamos de pegar numa saqueta e pronto já está.

Fantástico, não? Vejam a foto para verem o esquema das saquinhas de comprimidos.

Ahhh e há algumas farmácias que metem números nos saquinhos para serem tomados na ordem correcta. Simplesmente divinal! :

P.S.: Desculpem não ter dito nada mais cedo, mas não vos quis alarmar. E antes de terminar… puta que pariu os mosquitos aqui da zona!

P.S.1: Desculpem a linguagem!

4 comentários:

Anónimo disse...

Quantro aos mosquitos são **didos em todo lado (só se for por ter os olhos de esguelha);Em relação aos comprimidos não é só aí pelo menos em U.K.tambem é,(ou como nós conhecemos será só com os "tugas")
1 ABRAÇO - XELA

Fátima disse...

As melhoras rapaz!

Anónimo disse...

Mosquitos não....mosquitas :P

eu acho que elas (as mosquitas) não resistiram ao teu charme e decidiram provar-te lolol

Inez

Anónimo disse...

Essa é uma excelente ideia farmaceutica, agrada-me! :p

As melhoras!!!