sábado, junho 28, 2008

Hey yo!!! ;)

Isto de poder deixar os posts para serem postados um dia mais tarde é muita fixe!
Os últimos posts postados por mim foram metidos à anteriori, ou seja, num só dia meti tudo online e vocês ficaram com a ideia que eu… estive no computador a escrever isto quando na realidade estava algures.

Mas o que vos tenho a dizer é que arranjei mais uns 20 ou 30 fãs! ;) Uma turma inteira da 4a classe. Como alguém pode ter reparado, uma das minhas fãs número três mais participativas estava com um problema relativamente a uma aula sobre emigracão… E eu como bom ídolo que sou dispus-me a dar a minha ajuda (eu como emigrante… ou algo parecido, acho).

Não é que estivesse muito interessado, mas como um poema do Manuel Alegre os ia deixar a dormir e consequentemente mandar a nota dela para o car… negativo, eu ofereci a minha ajuda.
E então, a minha ajuda consistiu em mostrar umas fotos das viagens e responder a um super hiper mega fixe questionário (Fica onde estás Floribella que a gaja que fazia o teu papel é bem melhor sem roupa!).
Vai daí e após saber que o resultado foi um extremo sucesso decidi deixar aqui a entrevista respondida por mim em boxers (ou estaria de toalha à cinta? Nu?) no Motel Zen! ;) eh eh eh


1 - Está tudo bem?

Bom... se estivesse numa praia esticado na areia a olhar para o mar azul estaria melhor. Mas não me posso queixar. Estou benzinho. Um pouco cansado só.

2 - Como é o seu nome?

O meu nome é Carlos Eduardo Alves Cardoso. Mas muita gente conhece-me por Bubu ou H2omem. Eu prefiro Bubu...

3 - Qual a sua profissão?

Eu sou licenciado em Engenharia Electrotécnica. E actualmente trabalho numa empresa que faz máquinas para procurar e extrair petróleo do interior da terra. É divertido, dá para viajar, conhecer pessoas engraçadas, ver coisas que muita gente só imagina e ter tempo livre... muito tempo livre!

4 - Porque emigrou?

Emigrei porque não encontrava oportunidades em Portugal. Como não tinha namorada ou esposa ou filhos e não conseguia arranjar um emprego que gostasse e onde o meu trabalho fosse apreciado comecei a procurar fora do país. Quando a oportunidade surgiu não hesitei e aceitei o desafio.

5 - Para que país emigrou?

Emigrei para a Noruega, um país frio no topo da Europa de onde vem grande parte do bacalhau que comemos em Portugal... e se não gostam de bacalhau a Noruega é um bom país para ir já que pouca gente o come lá!
No entanto, como vos disse antes o meu trabalho consiste em reparar máquinas velhas ou montar máquinas novas e por causa disso raramente estou na Noruega. Nos próximos anos certamente vou passar muito tempo de onde vos escrevo agora... Alguém quer adivinhar onde é?
Já sei que pouca gente acertou. Estou a trabalhar na Coreia do Sul... que fica entre a China e Japão.

6 - Porque escolheu esse país?

Foi uma oportunidade que apareceu. As empresas na Noruega não tem engenheiros e pagam bons salários com boas regalias a alguém com conhecimento técnico como eu. Creio que a primeira razão foi o dinheiro seguido da oportunidade de trabalhar com coisas grandes e fascinantes como são as plataformas petroliferas.

7 - Gosta do país onde está?

Bom... agora estou na Coreia do Sul... e gosto! As pessoas são simpáticas, as mulheres bonitas, o tempo é parecido com Portugal, tenho a oportunidade de ver o mar e cheirar a maresia todos os dias... Sim, gosto.
Da Noruega também gosto, mas o Inverno é muito chato e frio porque raramente há Sol e os dias são pequenos.

8 - Ainda mantém os costumes portugueses? Porquê?

Hmmm, que costumes Portugueses? Bom, regra geral como tarde por volta das 8 ou 9 da noite enquanto que na Noruega as pessoas jantam por volta das 6 da tarde. Não dispenso fazer um arrozinho ao jantar ou outros pratos Portugueses mas creio que são os costumes que manti.
Um que me deixa saudades é beber um cafézinho depois das refeicões. Tanto na Noruega como na Coreia o café não presta e foi um "vicio" que tive de deixar.

9 - Tem saudades de Portugal?

Sim. Sinto saudades de Portugal. Sempre que vejo a bandeira Portuguesa, ou ouço alguém falar Português sinto saudade. Saudade dos meus amigos, da comida, das asneiras que se ouvem na rua, do riso das pessoas, da maneira de ser dos Portugueses, de centros comerciais abertos quase sempre, dos cómicos Portugueses... de tanta coisa.

10 - Acha que valeu a pena sair de Portugal?

Para já sim. Aquilo que aprendi e tenciono aprender, as pessoas que conheço todos os dias, a possibilidade de saber o que outras pessoas vindas de outros lados do Mundo pensam sobre a mesma coisa é simplesmente maravilhoso. Não vou esconder que o dinheiro está a valer a pena porque está, mas o mais importante é o que posso aprender todos os dias com esta experiência.

11 - Gostava de voltar a trabalhar em Portugal?

Talvez... como vos disse, eu tentei arranjar emprego em Portugal e existem bons empregos. Mas por norma Portugal é um mau sitio para trabalhar. Existe pouco respeito pelas pessoas e existem muitas injustiças no que toca a avaliar a capacidade de cada um em fazer o seu trabalho.
Talvez um dia com a experiência que ganhei a trabalhar fora consiga um emprego em Portugal... mas é algo em que não penso muito.

12 - Que países conhece?

Hmmm, prometo tentar não me esquecer de nenhum... mas é um pouco dificil. Conheço Portugal duma ponta à outra com excepção das ilhas (oxalá a professora não tenha ouvido isto...), Sul de Espanha (já estive na Tomatina), Cuba, Noruega, Coreia do Sul, Eslováquia, Inglaterra, Républica Checa, Áustria, Irlanda, Polónia, França, Jordânia e creio não me ter esquecido de nenhum.
Provavelmente daqui a dias vou estar na Dinamarca e tenciono conhecer o Japão logo a seguir.

13 - Que línguas sabe falar?

Sei falar Português, um bocado de Espanhol, um bocadinho de Francês, um bocadinho de Norueguês (quem sabe falar Norueguês sabe falar Sueco e Dinamarquês), sei dizer "olá" e "obrigado" em Coreano e obviamente falo bem Inglês.
Pelos vistos falo tão bem inglês que ninguém diz que eu sou Português.
E fica também um conselho, se alguma vez quiserem sair de Portugal, tem de falar Inglês... de outra forma é muito dificil conseguir comunicar e conseguir oportunidades noutros países.

14 - Qual é o seu sonho?

Depois de lerem tudo isto provavelmente acharão que os meus sonhos envolvem viagens à lua ou a um país longínquo ou ter um Ferrari ou uma casa enorme ou... nem sei...
Mas a verdade é que o meu sonho é um dia ter uma familia. Encontrar uma namorada, ter filhos, ter uma casa para tratar do jardim ou ajeitar pequenas coisas. Oxalá não vos tenha decepcionado... Esse é realmente o meu maior sonho. Logo a seguir vem sonhos mais pequenitos... como nadar em 7 mares do Mundo (já nadei em 5), aprender a andar de bicicleta, viajar pela Austrália, conhecer o Vietnam, ver as pirâmides do Egipto, tirar a licença de mergulhador, enfim... tanta coisa.

Espero que gostem das fotografias que vos mandei e também que a minha experiência vos sirva de exemplo para não perderem a vontade de estudar... É verdade que a escola por vezes é chata, eu sei porque passei 17 anos na escola (e nunca reprovei). Mas se hoje tenho o que tenho e posso querer mais é exactamente porque nunca deixei de querer aprender mais.
Provavelmente quando vocês estiverem a ler isto, eu estarei metido numa sala a estudar algo mais... E a minha escola acabou há 5 anos atrás!

Boa sorte, Carlos Cardoso”

Na realidade agora já passei pela Suécia e Dinamarca... e daqui a dias passo pelo Japão.
Desculpem o texto imensamente enorme, mas achei que ficava bem começar mais um ano assim. :p

sexta-feira, junho 27, 2008

28 anos…

28 anos passaram e cá estou.
Não onde julguei vir a estar
Mas para lá posso caminhar.
28 anos passaram e apenas sei,
Que outros 28 passarão
À velocidade de um trovão.
28 anos passaram e muito vi
Não vi tudo o que queria
Mas já vi mais que um dia.
28 anos e acredito
Que outra pedra que sinto
Será outro problema que finto.
28 anos e faço planos
Para, como em todos os anos
Acabar por não cumprir.
28 anos e ainda sei rir
Das figuras que faço
E dos tormentos que passo
28 anos e tanto fiz
Nem tudo como quis
e outro tanto que não fiz.
28 anos e tanto para fazer
Os dias para preencher
E tanto para aprender.
28 anos passaram
Quero mais 28
E logo se vê!

28 anos…



P.S.: à parte dos atrasos de relógios, etc, etc... esta mensagem foi publicada 28 anos após eu ter saído dum sitio quente, confortável e um bocado para o húmido.

quinta-feira, junho 26, 2008

Um pequeno update...

Eu não viajei dia 25... vou viajar dia 27.
Arranjei um apartamento em Okpo. Incrivel, dois apartamentos e não me apetece estar em nenhum.

E por último... provei queque de melão! É qualquer coisa de melãotástico! ;)

Last but not least... fica uma prendita para o meu cota! ;)

Clica no play, acho que vais gostar disto velhote! ;)

quarta-feira, junho 25, 2008

Viajar de avião…

Hoje, como vou viajar, apeteceu-me deixar de lado a estúpidez reinante aqui deste “sitio” e deixar uns conselhos valiosos para a malta que tem de viajar de avião.

Ora, por onde comecar?
Vamos comecar pelo inicio, um gajo acorda, coca os pelos púbicos, levanta-se e veste-se. Aqui está o primeiro pormenor. A roupa a levar. Esquecam viajar de fato. Isso é para os cromos que gostam de impressionar toda a gente com o fato, trela (gravata) e desconforto nas viagens de avião. Vai daí o meu conselho é vestirem algo confortável tipo fato de treino e uns boxers daqueles que não encurrilham. Para as meninas, o melhor a fazer é mesmo levar um bikini para não se sentirem apertadas.
Já que estamos a falar de roupa, convém levar algo com bolsos grandes, de preferência onde caiba o passaporte e talão de embarque (a não ser que voem de Copenhaga e recebam um recibo de supermercado) e, muito importante, não levem nada de metal! Os viajantes frequentes agradecem.

Depois falemos da mala. Pensem um bocadinho comigo, ”Quantos de vocês já venderam uma mala usada por vocês?”…
Dou mais uns momentos… pensem bem…
Exacto, nenhuma, né? Vai daí porque é que vocês não compram um daqueles marcadores Molin dos grossos e escrevem lá o vosso nome e número de telefone (não se esquecam do indicativo internacional). Vão ver que perder a mala torna-se algo bem mais fácil de resolver. ;)

Chegam ao check-in e comeca outro pesadelo… meter a p*** da mala para o porão! Bom, eu como orgulhoso dono dum cartão prata da SAS (mais uns mesitos e tenho o de ouro) e outro do Petroleum Club (ainda não recebi o do Million Dollar Club…) não tenho propriamente muitos problemas com isso, mas acreditem em mim quando digo que tudo depende da conviccão.
Ou seja, quando chegarem ao balcão de check-in, dirijam-se com toda a conviccão (e pressa, que ajuda) ao balcão VIP e vão ver que é um instante para verem as malas a caminho do avioum.

Depois temos a passagem pela seguranca do aeroporto… Sim, chatice! Neste aspecto apenas posso aconselhar-vos a escolherem bem as filas. Yeap, nem mais.
Atentem que uma fila com malta que vai de férias (com chapéus, calcões, óculos de sol e sacos muito coloridos) está-se pouco marimbando para a fila. Até porque vai para dentro do aeroporto com duas horas de antecedência para encher a mala de perfumes, tabaco e vinho. Daí que o melhor a fazer é procurar a fila com malta que tenha aspecto de estar a trabalhar (admito que eu não tenho esse aspecto… não gosto de filas atrás de mim) e atracarem-se lá! ;)

Quanto a entrar para o avião, o meu conselho é entrarem o mais cedo possivel. Podem discutir que é uma seca estar de pé à espera para entrar mas a verdade é que vão passar um bom pecado de tempo sentados dentro do avião. E, pelo menos eu, odeio deixar a minha mochila guardada no outro lado do avião onde havia espaço.

Já dentro do avião, convém comecar a fazer uso da aparelhagem de viagem. A saber, sapatos confortáveis para descalçar, tampões para os ouvidos, moleskine para escrever e livro para ler. Podem levar um leitor de mp3… mas se o fizerem tenham cuidado com os phones usados. Uns phones normalissimos deixam passar todo o ruído ambiente fazendo-vos aumentar o volume do leitor para abafar o ruído. Isto não é nada aconselhável para os tímpanos! ;) Mas para quem já não ouve, esteja à vontade. O parceiro do lado agradece! ;) LOL Eu aconselho uns que existem agora pela módica quantia de 20 contos que tem cancelamento de ruído… Um pouco ao estilo do cancelamento de eco nas linhas ADSL.

Durante o voo tentem comer algo que não vos dê gases, vocês melhor que ninguém sabem que alimentos são e acreditem que é uma frustração ter de ir ao WC do avião para soltar umas bufas…
Um conselho, se gostam de beber bebidas alcoólicas não se embebedem antes nem durante o voo. Podem beber um vinhinho ou uma cervejita para relaxar mas não abusem. Vocês não imaginam a agressão que é para os sentidos humanos um voo em estado embriagado.

Se forem fazer viagens grandes, aconselho-vos uma daquelas almofadas que parecem um chouriço de Mirandela anafado e gordo que são de soprar. Uma coisa daquelas faz maravilhas para conseguir fechar os olhos.

Pousados no choum, tentem ser os primeiros a abrir o porta luvas sobre as cabeças para tirar os vossos pertences. Eu sei que muito provavelmente algum cromo atafulhou para lá tudo o que trouxe do free-shop, mas se forem vocês a tirar pagam o favor na mesma moeda. E também ficam na fila da frente para respirar ar puro.

Para retirar a mala, ao sair do avião tentem descortinar em que passadeira é que a vossa mala vai ser colocada e logo de seguida enquanto se dirigem para lá verifiquem pelas outras passadeiras em funcionamento qual o sentido em que estão a rodar e coloquem-se logo ali na boca do lobo.
Se estiverem a chegar à Coreia, aconselho-vos também a terem cuidado com os encontrões já que estes são frequentes.

Ao passar a alfândega, mais uma vez convém fazer uso duma exacerbada convicção e dizerem que nada tem a declarar… Para isto ser eficaz, convém que levem convosco algumas facturas de alcool, tabaco ou electrónicas só para despistar o alfandegário das 5 garrafas de rum que trouxeram de Cuba.

Não me lembro de muito mais e verdade seja dita que já ninguém está a ler por isso… boas viagens.

segunda-feira, junho 23, 2008

Arriving at the Million Dollar Club’s gates with his face still filled with disbelief, Carlos shouted: “Open the gates! I’m a member!”

This post was written in English because… well… I felt like it!!
If anyone misses the context and purpose of this they can contact me directly.
See you all inside (yeah right… you wish!!).