sábado, junho 28, 2008

Hey yo!!! ;)

Isto de poder deixar os posts para serem postados um dia mais tarde é muita fixe!
Os últimos posts postados por mim foram metidos à anteriori, ou seja, num só dia meti tudo online e vocês ficaram com a ideia que eu… estive no computador a escrever isto quando na realidade estava algures.

Mas o que vos tenho a dizer é que arranjei mais uns 20 ou 30 fãs! ;) Uma turma inteira da 4a classe. Como alguém pode ter reparado, uma das minhas fãs número três mais participativas estava com um problema relativamente a uma aula sobre emigracão… E eu como bom ídolo que sou dispus-me a dar a minha ajuda (eu como emigrante… ou algo parecido, acho).

Não é que estivesse muito interessado, mas como um poema do Manuel Alegre os ia deixar a dormir e consequentemente mandar a nota dela para o car… negativo, eu ofereci a minha ajuda.
E então, a minha ajuda consistiu em mostrar umas fotos das viagens e responder a um super hiper mega fixe questionário (Fica onde estás Floribella que a gaja que fazia o teu papel é bem melhor sem roupa!).
Vai daí e após saber que o resultado foi um extremo sucesso decidi deixar aqui a entrevista respondida por mim em boxers (ou estaria de toalha à cinta? Nu?) no Motel Zen! ;) eh eh eh


1 - Está tudo bem?

Bom... se estivesse numa praia esticado na areia a olhar para o mar azul estaria melhor. Mas não me posso queixar. Estou benzinho. Um pouco cansado só.

2 - Como é o seu nome?

O meu nome é Carlos Eduardo Alves Cardoso. Mas muita gente conhece-me por Bubu ou H2omem. Eu prefiro Bubu...

3 - Qual a sua profissão?

Eu sou licenciado em Engenharia Electrotécnica. E actualmente trabalho numa empresa que faz máquinas para procurar e extrair petróleo do interior da terra. É divertido, dá para viajar, conhecer pessoas engraçadas, ver coisas que muita gente só imagina e ter tempo livre... muito tempo livre!

4 - Porque emigrou?

Emigrei porque não encontrava oportunidades em Portugal. Como não tinha namorada ou esposa ou filhos e não conseguia arranjar um emprego que gostasse e onde o meu trabalho fosse apreciado comecei a procurar fora do país. Quando a oportunidade surgiu não hesitei e aceitei o desafio.

5 - Para que país emigrou?

Emigrei para a Noruega, um país frio no topo da Europa de onde vem grande parte do bacalhau que comemos em Portugal... e se não gostam de bacalhau a Noruega é um bom país para ir já que pouca gente o come lá!
No entanto, como vos disse antes o meu trabalho consiste em reparar máquinas velhas ou montar máquinas novas e por causa disso raramente estou na Noruega. Nos próximos anos certamente vou passar muito tempo de onde vos escrevo agora... Alguém quer adivinhar onde é?
Já sei que pouca gente acertou. Estou a trabalhar na Coreia do Sul... que fica entre a China e Japão.

6 - Porque escolheu esse país?

Foi uma oportunidade que apareceu. As empresas na Noruega não tem engenheiros e pagam bons salários com boas regalias a alguém com conhecimento técnico como eu. Creio que a primeira razão foi o dinheiro seguido da oportunidade de trabalhar com coisas grandes e fascinantes como são as plataformas petroliferas.

7 - Gosta do país onde está?

Bom... agora estou na Coreia do Sul... e gosto! As pessoas são simpáticas, as mulheres bonitas, o tempo é parecido com Portugal, tenho a oportunidade de ver o mar e cheirar a maresia todos os dias... Sim, gosto.
Da Noruega também gosto, mas o Inverno é muito chato e frio porque raramente há Sol e os dias são pequenos.

8 - Ainda mantém os costumes portugueses? Porquê?

Hmmm, que costumes Portugueses? Bom, regra geral como tarde por volta das 8 ou 9 da noite enquanto que na Noruega as pessoas jantam por volta das 6 da tarde. Não dispenso fazer um arrozinho ao jantar ou outros pratos Portugueses mas creio que são os costumes que manti.
Um que me deixa saudades é beber um cafézinho depois das refeicões. Tanto na Noruega como na Coreia o café não presta e foi um "vicio" que tive de deixar.

9 - Tem saudades de Portugal?

Sim. Sinto saudades de Portugal. Sempre que vejo a bandeira Portuguesa, ou ouço alguém falar Português sinto saudade. Saudade dos meus amigos, da comida, das asneiras que se ouvem na rua, do riso das pessoas, da maneira de ser dos Portugueses, de centros comerciais abertos quase sempre, dos cómicos Portugueses... de tanta coisa.

10 - Acha que valeu a pena sair de Portugal?

Para já sim. Aquilo que aprendi e tenciono aprender, as pessoas que conheço todos os dias, a possibilidade de saber o que outras pessoas vindas de outros lados do Mundo pensam sobre a mesma coisa é simplesmente maravilhoso. Não vou esconder que o dinheiro está a valer a pena porque está, mas o mais importante é o que posso aprender todos os dias com esta experiência.

11 - Gostava de voltar a trabalhar em Portugal?

Talvez... como vos disse, eu tentei arranjar emprego em Portugal e existem bons empregos. Mas por norma Portugal é um mau sitio para trabalhar. Existe pouco respeito pelas pessoas e existem muitas injustiças no que toca a avaliar a capacidade de cada um em fazer o seu trabalho.
Talvez um dia com a experiência que ganhei a trabalhar fora consiga um emprego em Portugal... mas é algo em que não penso muito.

12 - Que países conhece?

Hmmm, prometo tentar não me esquecer de nenhum... mas é um pouco dificil. Conheço Portugal duma ponta à outra com excepção das ilhas (oxalá a professora não tenha ouvido isto...), Sul de Espanha (já estive na Tomatina), Cuba, Noruega, Coreia do Sul, Eslováquia, Inglaterra, Républica Checa, Áustria, Irlanda, Polónia, França, Jordânia e creio não me ter esquecido de nenhum.
Provavelmente daqui a dias vou estar na Dinamarca e tenciono conhecer o Japão logo a seguir.

13 - Que línguas sabe falar?

Sei falar Português, um bocado de Espanhol, um bocadinho de Francês, um bocadinho de Norueguês (quem sabe falar Norueguês sabe falar Sueco e Dinamarquês), sei dizer "olá" e "obrigado" em Coreano e obviamente falo bem Inglês.
Pelos vistos falo tão bem inglês que ninguém diz que eu sou Português.
E fica também um conselho, se alguma vez quiserem sair de Portugal, tem de falar Inglês... de outra forma é muito dificil conseguir comunicar e conseguir oportunidades noutros países.

14 - Qual é o seu sonho?

Depois de lerem tudo isto provavelmente acharão que os meus sonhos envolvem viagens à lua ou a um país longínquo ou ter um Ferrari ou uma casa enorme ou... nem sei...
Mas a verdade é que o meu sonho é um dia ter uma familia. Encontrar uma namorada, ter filhos, ter uma casa para tratar do jardim ou ajeitar pequenas coisas. Oxalá não vos tenha decepcionado... Esse é realmente o meu maior sonho. Logo a seguir vem sonhos mais pequenitos... como nadar em 7 mares do Mundo (já nadei em 5), aprender a andar de bicicleta, viajar pela Austrália, conhecer o Vietnam, ver as pirâmides do Egipto, tirar a licença de mergulhador, enfim... tanta coisa.

Espero que gostem das fotografias que vos mandei e também que a minha experiência vos sirva de exemplo para não perderem a vontade de estudar... É verdade que a escola por vezes é chata, eu sei porque passei 17 anos na escola (e nunca reprovei). Mas se hoje tenho o que tenho e posso querer mais é exactamente porque nunca deixei de querer aprender mais.
Provavelmente quando vocês estiverem a ler isto, eu estarei metido numa sala a estudar algo mais... E a minha escola acabou há 5 anos atrás!

Boa sorte, Carlos Cardoso”

Na realidade agora já passei pela Suécia e Dinamarca... e daqui a dias passo pelo Japão.
Desculpem o texto imensamente enorme, mas achei que ficava bem começar mais um ano assim. :p

5 comentários:

Anónimo disse...

As vezes os sonhos mais simples são os mais complicados de conseguir, mas são os unicos por que vale a pena continuar. Boa sorte :)

pikenatonta disse...

Quando fores ao Japão leva-me, tá?

Beijinhos **

Luísa disse...

Para tua informação houve uma miuda que cantou o poema, por isso não adormeceram LOL.

Mas eles gostaram muito de ver as fotografias e conhecer as respostas às perguntas.

E foi assim que ganhaste mais 24 fãs ;)

Francisco Norega disse...

Gostei de ler =P
Qualquer dia hás-de me ensinar norueguês ;-)

Anónimo disse...

Supreende-me!Engº electronico e não sabe "andar" de bicicleta!poemas!tinha outra imagem do engº C.C.,mas gosto + da pessoa da entrevista apesar de só poder dizer bem da outra - XELA