quarta-feira, junho 25, 2008

Viajar de avião…

Hoje, como vou viajar, apeteceu-me deixar de lado a estúpidez reinante aqui deste “sitio” e deixar uns conselhos valiosos para a malta que tem de viajar de avião.

Ora, por onde comecar?
Vamos comecar pelo inicio, um gajo acorda, coca os pelos púbicos, levanta-se e veste-se. Aqui está o primeiro pormenor. A roupa a levar. Esquecam viajar de fato. Isso é para os cromos que gostam de impressionar toda a gente com o fato, trela (gravata) e desconforto nas viagens de avião. Vai daí o meu conselho é vestirem algo confortável tipo fato de treino e uns boxers daqueles que não encurrilham. Para as meninas, o melhor a fazer é mesmo levar um bikini para não se sentirem apertadas.
Já que estamos a falar de roupa, convém levar algo com bolsos grandes, de preferência onde caiba o passaporte e talão de embarque (a não ser que voem de Copenhaga e recebam um recibo de supermercado) e, muito importante, não levem nada de metal! Os viajantes frequentes agradecem.

Depois falemos da mala. Pensem um bocadinho comigo, ”Quantos de vocês já venderam uma mala usada por vocês?”…
Dou mais uns momentos… pensem bem…
Exacto, nenhuma, né? Vai daí porque é que vocês não compram um daqueles marcadores Molin dos grossos e escrevem lá o vosso nome e número de telefone (não se esquecam do indicativo internacional). Vão ver que perder a mala torna-se algo bem mais fácil de resolver. ;)

Chegam ao check-in e comeca outro pesadelo… meter a p*** da mala para o porão! Bom, eu como orgulhoso dono dum cartão prata da SAS (mais uns mesitos e tenho o de ouro) e outro do Petroleum Club (ainda não recebi o do Million Dollar Club…) não tenho propriamente muitos problemas com isso, mas acreditem em mim quando digo que tudo depende da conviccão.
Ou seja, quando chegarem ao balcão de check-in, dirijam-se com toda a conviccão (e pressa, que ajuda) ao balcão VIP e vão ver que é um instante para verem as malas a caminho do avioum.

Depois temos a passagem pela seguranca do aeroporto… Sim, chatice! Neste aspecto apenas posso aconselhar-vos a escolherem bem as filas. Yeap, nem mais.
Atentem que uma fila com malta que vai de férias (com chapéus, calcões, óculos de sol e sacos muito coloridos) está-se pouco marimbando para a fila. Até porque vai para dentro do aeroporto com duas horas de antecedência para encher a mala de perfumes, tabaco e vinho. Daí que o melhor a fazer é procurar a fila com malta que tenha aspecto de estar a trabalhar (admito que eu não tenho esse aspecto… não gosto de filas atrás de mim) e atracarem-se lá! ;)

Quanto a entrar para o avião, o meu conselho é entrarem o mais cedo possivel. Podem discutir que é uma seca estar de pé à espera para entrar mas a verdade é que vão passar um bom pecado de tempo sentados dentro do avião. E, pelo menos eu, odeio deixar a minha mochila guardada no outro lado do avião onde havia espaço.

Já dentro do avião, convém comecar a fazer uso da aparelhagem de viagem. A saber, sapatos confortáveis para descalçar, tampões para os ouvidos, moleskine para escrever e livro para ler. Podem levar um leitor de mp3… mas se o fizerem tenham cuidado com os phones usados. Uns phones normalissimos deixam passar todo o ruído ambiente fazendo-vos aumentar o volume do leitor para abafar o ruído. Isto não é nada aconselhável para os tímpanos! ;) Mas para quem já não ouve, esteja à vontade. O parceiro do lado agradece! ;) LOL Eu aconselho uns que existem agora pela módica quantia de 20 contos que tem cancelamento de ruído… Um pouco ao estilo do cancelamento de eco nas linhas ADSL.

Durante o voo tentem comer algo que não vos dê gases, vocês melhor que ninguém sabem que alimentos são e acreditem que é uma frustração ter de ir ao WC do avião para soltar umas bufas…
Um conselho, se gostam de beber bebidas alcoólicas não se embebedem antes nem durante o voo. Podem beber um vinhinho ou uma cervejita para relaxar mas não abusem. Vocês não imaginam a agressão que é para os sentidos humanos um voo em estado embriagado.

Se forem fazer viagens grandes, aconselho-vos uma daquelas almofadas que parecem um chouriço de Mirandela anafado e gordo que são de soprar. Uma coisa daquelas faz maravilhas para conseguir fechar os olhos.

Pousados no choum, tentem ser os primeiros a abrir o porta luvas sobre as cabeças para tirar os vossos pertences. Eu sei que muito provavelmente algum cromo atafulhou para lá tudo o que trouxe do free-shop, mas se forem vocês a tirar pagam o favor na mesma moeda. E também ficam na fila da frente para respirar ar puro.

Para retirar a mala, ao sair do avião tentem descortinar em que passadeira é que a vossa mala vai ser colocada e logo de seguida enquanto se dirigem para lá verifiquem pelas outras passadeiras em funcionamento qual o sentido em que estão a rodar e coloquem-se logo ali na boca do lobo.
Se estiverem a chegar à Coreia, aconselho-vos também a terem cuidado com os encontrões já que estes são frequentes.

Ao passar a alfândega, mais uma vez convém fazer uso duma exacerbada convicção e dizerem que nada tem a declarar… Para isto ser eficaz, convém que levem convosco algumas facturas de alcool, tabaco ou electrónicas só para despistar o alfandegário das 5 garrafas de rum que trouxeram de Cuba.

Não me lembro de muito mais e verdade seja dita que já ninguém está a ler por isso… boas viagens.

4 comentários:

pikenatonta disse...

Gostei dos conselhos!! :)

Anónimo disse...

Palavras sábias meu caro amigo viajado. Vou seguir escrupulosamente as tuas indicações para futuras viagens! Obrigado :P

Francisco Norega disse...

Obrigado pelos conselhos =P (como sempre bem humorados xD)
De qualquer forma, prefiro andar de comboio =)

Anónimo disse...

Lá vou eu no proximo mês,obrigado pelos conselhos . 1 abraço!XELA