quinta-feira, julho 14, 2011

Portugal Chronicles (Simplex??? Esta m**** é mas é um complex do cara***!!!)

Ahhh, Portugal... cheiro de pimento e sardinha assada no ar, praias cheias de gente e a inevitável e estupidificante burocracia. Sim... estupidificante.

Eu quando ouvi, há uns anos atrás, o agora "falecido" Primeiro Ministro dizer que ia adoptar a estratégia dos países nórdicos para os processos públicos de forma a terminar com a burocracia (o chamado Simplex), delirei.
E delirei porque, conhecendo eu a realidade Nórdica, isso seria um grande avanço para Portugal... entretanto, algures alguém meteu a típica vontade de mandar e ser chefe Portuguesa e o plano foi para as couves.

O que me leva a fazer este post é o sentimento de revolta que, mais uma vez, sinto ao lidar com os processos públicos Portugueses. Cheguei a Portugal por volta das 8 e 15 da matina. Estava fora do Aeroporto por volta das 8:35... e às 8:55 estava à porta da loja do cidadão no Dragão.

Entrei, e fui pedir para renovar o meu passaporte antigo... ao que me foi pedido que apresentasse o BI. Pois, eu lá expliquei à senhora que tenho o BI caducado porque ele é, para mim, menos útil que um rolo de papel higiénico, que eu não resido em Portugal e tenho dois passaportes ainda válidos que podem atestar a minha nacionalidade.

Não.. se quiser tirar um passaporte precisa do BI. Ora... o BI serve para mostrar aos moinantes nas operações STOP e andar pela Europa (às vezes, como ficou demonstrado naquele incidente em que não deixaram umas pitas com o cartão do cidadão embarcar num voo). O passaporte (como se não bastasse, eu tenho vistos de residência neles) serve para todo o Mundo!! Mas não serve para o renovar. Mesmo que esteja válido.

Isto é ridículo e, infelizmente, típico do Governo Português. Afinal onde está o Simplex?

Como se não bastasse, a única representação diplomática de Portugal no Sudeste Asiático é em Bangkok. Não existe nada em Singapura... ou seja, para os turistas que vão para a Tailândia tem de haver representação... mas para quem trabalha em Singapura não é preciso. E nem vou referir o estado que essa mesma Embaixada trata a nossa nacionalidade, tendo a bandeira a cair aos pedaços... para toda a Bangkok ver quando passeia pelo Chao Phraya (é um rio).

Enfim... já dizia o Jorge Palma: "Portugal, Portugal, de que é que estás à espera?"

terça-feira, julho 12, 2011

London Chronicles (ou como é que as pessoas se deixaram levar por isto????) 

Olá povo.

Como já devem saber, vivo com a minha namorada e é preciso comprar alguma mobília para tornar a casa um pouco mais... eficiente. Afinal de contas é pequena.

Vai daí, precisámos de comprar um guarda-roupa e toca de comprar um guarda-roupa que parecia simplesmente divinal no site da loja (semelhante ao IKEA mas que não tem aspirações a enganar meio Mundo acerca da sustentabilidade do seu negócio), mas que vinha às peças e sem equipa que o montasse.

O móvel chegou ontem... e depois de montar a carcaça e um módulo de gavetas, estou perplexo a pensar como é que as pessoas se deixaram levar por esta moda de comprar mobília no IKEA (e lojas semelhantes)?
Ainda se lembram da mobília de antigamente (como os meus pais têm), que era sólida (e pesada) e fazia toda a gente pensar duas vezes em re-decorar a casa ou mudar a mobília de sítio?
Isto deriva tudo da sociedade que temos hoje em dia. Parece que ninguém hoje em dia consegue dar valor às coisas. Há uns meses li um livro (cliquem aqui) interessante sobre este fenómeno e a realidade é que quando as pessoas deixam de conseguir dar valor ao trabalho das outras, é possível baixar o preço (e consequentemente a qualidade) e auferir ainda mais lucros. O livro tem também um capítulo dedicado ao IKEA, se estiverem interessados.

Mas esta é a realidade... e hoje em dia nem sequer é fácil montar a mobília... Basta ver isto



Esta foto mostra parte das instruções (que eram fracas... muito fracas...) onde é especificada a ferramenta necessária para montar o móvel. De notar, que eles não referem que os parafusos não têm um buraco perfeito e têm de ser inseridos à pata... ou seja, vão ter de furar e aparafusar ao mesmo tempo e assim sendo, o ideal é mesmo ter uma daquelas aparafusadoras eléctricas a não ser que queiram ficar com problemas no canal cárpico.

Estúpido, não é? Se precisam de comprar um móvel, precisam também duma caixa de ferramentas dignas dum carpinteiro... e para quê? Ficar ali num canto a apanhar pó? Eu passo-me com isto e sinceramente acho que não vou voltar a comprar mobília deste género, para a próxima vou mesmo contratar um carpinteiro com as ferramentas correctas... mas será que ainda haverão pessoas capazes?