sexta-feira, janeiro 16, 2009

Portugal Chronicles (…ou a Bola que embala o Mundo. )

Amigas, perdoem-me a minha actual disposição… talvez seja de estar em Portugal, ou provavelmente, seja Portugal que a cada dia que passa me parece mais esquisito… e digo esquisito para não dizer estúpido. Enfim, as minhas amigas leitoras ainda cá vivem…

Estava eu todo miserável nas urgências do hospital quando reparei que os 3 canais de televisão com carácter mais generalista dedicaram imenso tempo (demasiado a meu ver) a falar duma pessoa que… acreditem ou não, é um bom trabalhador. Nada mais… Faz um óptimo trabalho para o seu patrão.

Sim, estou a falar da noticia do momento, do Cristiano Ronaldo. Por favor, não me levem a mal, mas… ele não passa dum bom empregado. Nada mais. Ele faz aquilo para que lhe pagam. Mas, afinal o que é que ele faz? Dá chutos numa bola. Por favor, não me venham com as metáforas futebolisticas, é a mais pura realidade.

E tudo bem que devemos todos rejubilar com o facto dum Português ser distinguido internacionalmente, mas todos os dias existem investigadores, engenheiros, médicos, atletas amadores e vulgares cidadãos Portugueses que fazem o seu trabalho tão bem, ou melhor uma vez que contribuem para a evolução da humanidade e conhecimento tecnológico e… pasmem-se, ninguém fala deles.

O ano de 2008 foi de Jogos Olimpicos… e mais importante ainda de Jogos Paralimpicos. E por muito que admire alguns dos nossos atletas olimpicos pelo esforço que colocaram nas suas actividades desportivas, a realidade é que a maior parte deles apenas faz isso. Apenas pratica desporto.
E os nossos paralimpicos, para além de ultrapassarem as limitações impostas pela sua deficiência e de terem de lutar com dificuldades financeiras (infelizmente muitas vezes provenientes da sua deficiência) e de terem de treinar em condições por vezes pouco ideais, conseguiram fazer uma figura bem melhor que os seus homónimos olimpicos…. para ser realista, até em comparação com o nosso Cristianinho eles são uns Deuses. E no entanto, mereceram 15 minutos e 5 páginas de jornal da comunicação social Portuguesa. A mim, isto incomoda-me.

2007/2008 foi um ano de revolução no campo da electrónica que, por motivos académicos, me interessa tanto. Um grupo liderado e composto principalmente por Portugueses inventou ou desenvolveu um transistor feito de papel… Sei que para a maioria dos leitores (excepção feita ao To_) isto não vos diz nada, mas para mim é uma descoberta sensacional. E no entanto, esta descoberta mereceu 0 minutos e 0 páginas de jornal nos meios generalistas da comunicação social. Estamos a falar de pessoas que foram distinguidas internacionalmente… e no entanto, o tratamento não se comparou ao tratamento dado a um profissional que… dá chutos numa bola.

Podemos também falar duma das pessoas mais odiadas por mim que foi galardoado internacionalmente… e no entanto, ninguém passou uma semana a falar dele, e ainda bem já que a meu ver a atribuição do prémio foi injusta, mas justa ou não a atribuição foi real e ninguém falou dela nos moldes de que se falou deste nosso conterrâneo cujo dominio da Lingua Portuguesa está bem abaixo do nosso laureado Nobel. (E a meu ver o nosso amigo JS está bem baixo no que toca ao domínio da nossa lingua)

Se os feitos dos Portugueses não chegam e/ou não servem para comparação na visão de algumas pessoas, podemos dizer que está uma intervenção terrorista em curso em que pessoas morrem todos os dias e… ninguém passa 2 horas a falar disso. Pior, ninguém passa 2 horinhas que seja, a explicar os motivos e história duma guerra sob a qual toda a gente parece ter opinião mas que ninguém sabe nada sobre.

E isto a mim, confunde-me, entristece-me e em certa forma deixa-me enraivecido. Porque Portugal está a caminhar a passos largos para um abismo do qual não haverá saida. Estão a ver um qualquer país africano governado por um ditador? Estamos a falar dum quadro negro como esse (vá, não se riam, não estou a fazer piadas racistas).

E qual a solução? Não sei… não sou assim tão inteligente para o saber ou sequer imaginar nem tão pouco corajoso para tentar mudar seja o que for neste cantinho tão delicioso à beira mar plantado.

Beijo para as meninas.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Deambulações sobre a religião... (a ver se é desta que o blog passa a ter algum êxito e o publicam para eu fazer uns cobres)

Já queria ter escrito isto há uns dias... Mas as indisposições intestinais, entre outras maleitas, não me deixaram com grande vontade de o fazer. Lamento.

Creio que o melhor será começar por ordem cronológica e falar sobre os comentários dum paspalho (provavelmente bispo ou cardeal da igreja) sobre o casamento homossexual e a aberração que é. Pois... eu também acho! O casamento, é uma aberração. Seja entre homossexuais, bissexuais, heterossexuais, animais, etc... simplesmente não faz sentido nenhum.

Mas ainda mais interessante é o facto dos homossexuais ainda lutarem por isso junto das igrejas.
Meus amigos, uma vez tentei entrar numa discoteca no Algarve onde me exigiam que usasse sapatos. Acham que lá voltei a pôr os pés? Não. Esse é sitio onde não entrarei de novo. Da mesma maneira que se vocês fizessem o mesmo com as religiões, acredito que talvez eles passassem a ter respeito por vocês.

Mas mesmo que isto não sirva de motivo, olhem para vocês. São seres humanos que muito provavelmente nunca fizeram mal a ninguém... Querem mesmo estar associados a um grupo de pessoas retrógradas, que preferem a companhia de assassinos, ladrões, violadores, pedófilos, etc à vossa?
Não digo que façam como Henrique VIII e criem uma religião vossa, mas... associarem-se a qualquer religião tem os seus riscos.

Depois e vendo as noticias de hoje, reparo que o mesmo paspalho (ou muito próximo na cadeia de comando da igreja que detém a maioria religiosa na terrinha) soltou um infeliz comentário sobre Muçulmanos. Porque se uma mulher Portuguesa casar com um Muçulmano vai estar num mar de sarilhos.
Realmente, se a mulher passar a usar um passaporte dum Estado Árabe, irá ter um mar de sarilhos para se movimentar pelo Mundo fora...

No entanto, acredito que o marido lhe venha a ser mais fiel que um marido tuga, para não falar que muito provavelmente não a agredirá da maneira como se sabe acontecer em Portugal (e acreditem que não é só nos velhos que isto acontece... há dias estava no hospital e vi o que acontece) e os problemas com o álcool que são também uma boa parte dos problemas em casamentos será inexistente.

O mais engraçado é que a figura em questão, com o papel proeminente que tem numa organização com um passado criminoso (e um presente duvidoso), não tem como ter conhecimento de causa sobre a questão do casamento Muçulmano e, convenhamos, que a mesma posição dele torna este comentário numa propaganda religiosa barata e sem sentido nenhum.

E já agora, eu que não curto estas cenas religiosas, tenho ideia que o Deus que ele segue e cujos “ensinamentos” ele professa tinha umas ideias bem mais abertas relativamente às diferenças de credo de cada um de nós... Portanto, esta besta quadrada nada mais fez do que acirrar o ódio ignorante que o Mundo Ocidental tem aos países Muçulmanos sem que tenha razões óbvias, lógicas e comprovadas para insultar um conjunto de povos de credo diferente.

Sinceramente, é nestas alturas que eu adorava que Portugal fosse um país mais conhecido internacionalmente! Tenho a certeza que este palhaço ia para o mesmo saco do Salman Rushdie e cartoonistas Dinamarqueses mas com razão para isso.

Sei que nada do que disse irá fazer alguém questionar a figura da igreja e religiões, uma vez que as minhas opiniões baseiam-se em palavras que li... e como tal, se as mesmas palavras que em mim me causaram repúdio e, tristemente confesso, raiva e ódio não causaram efeito nenhum noutras pessoas, não serão as minhas deambulações que terão um efeito esclarecedor.

Tenho pena... Como o Mundo seria bonito sem religiões...

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Portugal Chronicles (ou a descoberta de mais um idioma que falo...)

Olá meninas...
Estava eu à procura do ActiveSynch para o meu PDA quando na página de downloads me deparei com um idioma que... :\ Enfim, me era desconhecido.

Ora topem na imagem...


Sim, nem mais... Portugês Ibérico. Existe o Português Brasileiro que deriva do Brasil (país) e existe o Português Ibérico que é a lingua falada na Península Ibérica ou é o que dá a entender...

Por favor, não vejam nisto uma questão imperialista, mas sim de respeito por uma nação. O Português vem de Portugal... E aceito perfeitamente a existência do Português Brasileiro, uma vez que o tamanho da população abrangida por esse dialecto é enorme...
Apenas não consigo aceitar ou mesmo respeitar que os paspalhos da Microsoft não percebam que na Peninsula Ibérica, existe apenas um idioma Português (com os seus dialectos e sotaques) e como tal a sua designação é Português.
O que vale é que Windows é só até este computador acabar... E por favor, maluquinhos do Lixux, não venham para aqui fazer propaganda, porque eu não partilho da vossa visão. :P

Beijos para as fãs. Continuo doente.


P.S.: Escusam de vir com a treta do inglês dos Estados Unidos e Reino Unido uma vez que os mesmos são perfeitamente inteligiveis entre os povos. (tirando aquele pormenor da "torch" e "flashlight")