sexta-feira, dezembro 07, 2007

Ola, ola amigos, gajada, gajedo e norueguesas espantadas com a fluidez do meu bokmal.

Eu estou espantado. Primeiro nao encontro um car**** dum talho! Ainda tenho de dar um pulo ao kvadrat mas nao tou a ver que la tenha um talho (barato) para mim.

Depois estou estupido com a minha inteligencia! Descobri que tenho um dicionario Noruegues-ingles-alemao-frances. Fantastico!! E melhor que isso foi ver que aqueles filetes de pescada que comprei ontem antes de vir para casa afinal sao filetes de bacalhau!
Eu tambem nao acreditei. Mas procurem por "Torsk" e vao ver o que quer dizer. Pois e... aqui vendem bacalhau congelado. E pescam-no... imagino se nao o pescassem, se calhar comiam-no seco e salgado. :

Sai-me cada uma na rifa... Entretanto ja vi que salmao se chama Laks e vi tambem bacalhau fresco, mas nem pensei em pedir uma postinha... era fresco!! :S
E assim vou indo. Para a semana nao devo andar por aqui... curso de seguranca e sobrevivencia. Ohhh boy, previsao de queda de neve e eu vou mergulhar no Mar do Norte.
Lindo... :D
Editado apos o jantar para acrescentar umas coisas...
Tou lixado! Estou marrafod***. "E porque?", pergunta o espantado leitor com o volte face na minha disposicao.
Eh pa, das duas e meia uma... ou o dicionario que descobri nao sabe a diferenca entre pescada e bacalhau, ou o peixe congelado sabe todo a mesma m****** ou entao, por ultimo, o bacalhau "fresco" sabe mesmo a pescada...
O que e esquisito porque se assim fosse nos nao precisavamos de importar bacalhau a estes gajos e talvez assim o bacalhito fosse mais barato por estas bandas.
Noutras noticias, o meu visto de trabalho ja esta pronto... o que quer dizer que com um bocadinho daquela sorte (ou mijo) para o proximo mes ja nao vou depositar 50% do meu salario no banco da Noruega.
No entanto... faze-lo nao e completamente mau, uma vez que no apuro de contas do ano o Governo vai perceber que eu paguei imposto a mais e dar-me-a o dinheiro que paguei a mais...
Ate aqui nada de muito diferente a Portugal, excepcao feita ao pormenor de que o estado me da juros sobre o dinheiro que ficou empatado. Dizem-me que por norma os juros sao melhores que os oferecidos pelos bancos... mas nao vou tar praqui a dourar a pilula.
Alguem para um mergulho pra semana? Dizem que vai nevar...

P.S.: Ainda nao voltei a ver a menina da pratelei..., hmmmm, sorriso avantajado, mas mal a veja ofereco-lhe uma jantarada de bacalhau ou pescada ou la o que e que ainda tenho no congelador.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

God Morgen

Ja tou a topar umas frases ca do sitio e nao tarda nada tou tao fluente em Noruegues como em Farsi. :)

Como toda a gente que leu isto sabe, ontem cai pelas escadas abaixo. Foi uma daquelas situacoes Hollywoodescas a excepcao da loira que deveria ter vindo em meu auxilio. Mas nao me estou a queixar, nos filmes sempre que alguem cai pelas escadas nunca mais volta a aparecer no filme.

E vai dai, a primeira coisa que fiz mal sai do emprego ontem foi parar numa loja de desporto e comprar estes meninos -> Os meus meninos Agora tou mortinho para que haja gelo outra vez. Vai ser a primeira vez que realmente vou ter vontade de correr! :)

De resto tudo na mesma. Estou a espera para saber se o MODEM 3g com slot para cartao SIM que vem incorporado no meu portatil da para usar com um cartao Telenor e finalmente ter net em casa. Nao muito boa, mas o suficiente para ver os "emilios" em paz e sossego.

Last but not least, fica a musica que tenho ouvido (repetidamente) nos ultimos dias... e ha algo nela que... nao sei me identifica, ou o contrario... :D





Letras -> 125 Azul

terça-feira, dezembro 04, 2007

Mau dia!!!

Nao para voces porque nao faco ideia de como esta ou ira ser este dia... Mas para mim comecou duma maneira...
escuso-me a continuar aquela frase porque sou um gajo bem educado e nao estou para perder esse estatuto.

Que se passa? Perguntam voces.
Bom, agora ate nem se passa nada. Estou num sitio quentinho a ver os emails e daqui a nada vou emborcar uma cafezada (a pala :P ) para acordar. Lembram-se do cafezinho as 9:15/9:30?
E esse mesmo! ;)

Mas o motivo do meu mau humor tem a ver com o facto de apos ter largado as fraldas ha ja varios anos, de nunca ter caido para o lado de bebado, de nao ter ideia de ter caido a praticar desporto (o facto de so praticar desporto dentro de agua pode ter algo a ver...), hoje cai!

E como voces ja me conhecem, eu sou um gajo que gosta de emocoes fortes e nao e uma pequena dor de costas e um pulso arranhado que me para. Vai dai, decidi cair uma segunda vez.
Mas a primeira vez foi algo de espetacular.
Estao a ver aqueles filmes de Hollywood em que o gajo cai pelas escadas abaixo? Foi exactamente assim. Ja a segunda foi o tradicional bate-cu sem muito que contar.

Como e que eu ia adivinhar que hoje ia ter a rua toda congelada? (nao era neve, era gelo) DASSSS

Sendo assim, vou ligar para o meu antigo emprego e vou falar com um serralheiro que eu ca sei para me fazer uns espigoes para os pes!


P.S.: Talvez meta internet em casa... Mas so se pedirem muito! :)

segunda-feira, dezembro 03, 2007

A festa de Natal...

Pois... como podem adivinhar acordei um cadinho cansado... para nao dizer outra coisa.

Fui ate ao centro da cidade pastar um cadito e tal... ver o que se passava por la e depois vim para casa ver um programa que ate achei interessante, pena que nao tivesse percebido nada do que estavam a dizer. Mas a apresentadora era engracada... tinha assim um ar... Nordico! :P LOL

Quando chegou a hora, la segui caminho para o Rica Forum Hotel e ainda e um pedaco!!! :S Cheguei la e foi exactamente o que esperava, toda a gente de fato e eu de jeans e camisa... mas nao era uma camisa qualquer... era uma camisa xadrez!! LOL

Bom, lembram-se de eu ter falado das colegas de trabalho parecerem todas jeitosas? Nas festas de Natal elas parecem 3 a 4 vezes melhor. Jasus!!! Aqueles vestidinhos apertadinhos, todas aperaltadas e cheirosas... Ate a menina da oficina de montagem de quadros estava uma daquelas brasas. E eu de jeans e T-shirt...

Bom, depois do tipico champanhe e da conversa com toda a gente que eu conhecia la fomos para a sala onde pude provar as delicias do Natal Noruegues (sim, a palavra delicias e o meu tom de ironia).
Vamos la a ver se eu me lembro de tudo o que la estava para comer...
- Batatas cozidas
- Cabrito seco assado
- lombo de porco
- Costeletas de porco com miudos
- Enchidos tipo mortadela
- Creme de nabos
- salsichinhas
- Almondegas

E basicamente e isso. Nao fosse o porco e eu tinha passado uma fome de cao! O cabrito e como em todos os sitios do Mundo excepto no Medio Oriente.
Enquanto estava a tirar a comida para o prato ainda tive a oportunidade de conhecer o Carlos... o outro Carlos. Gajo bacano que sabe falar espanhol... va-se la saber porque, tendo em conta que ele e Venezuelano.

Comi (duas pratadas), bebi, ri-me e no fim toda a gente saiu para a zona do bar. E ai sim a coisa comecou a ficar interessante. Muita gente a dirigir-se a mim a perguntar se era o Carlos... e foi alguns estavam correctos, outros a procura do Venezuelano.
Toda a gente bebada, toda a gente a conversar. As meninas a dancar feitas tolas... E foi ai que um Norugues disse que eu passo bem por Noruegues e ate decidiu dar-me um nome Noruegues!! "You are Thor. Thor with the hammer!!"

E pronto, de hoje em diante... quem me quiser chamar, eu sou o Thor!!
Ficam tambem a saber que eram 4 da tarde quando me levantei da cama...

Festanca, festanca!!! :D Se quiserem fotos da festa... nao tirei muitas... tirei prai umas duas a Carita! :P eh eh eh

Fiquem bem com cerca de 40% do meu vocabulario Noruegues:

Jeg heter Thor. :D
A noite de Poker...

Aposto que estao com saudades aqui do tolo, nao? Tambem me pareceu. :( Acho que vou comecar a escrever o blog em Norugues. Afinal de conta ja me baptizaram com um nome Noruegues e tudo, mas isso fica para daqui a pouco. :D

Ora, eu nao tenho net em casa e pior que isso a net aqui e CCC (perguntem a um engenheiro o que e que isto quer dizer...).
Ok, no emprego as coisas durante esta semana estiveram muito fixes! Formacao em Drawworks e SDI. Juntamente com a equipa que vai operar a West Polaris. Tudo malta fixe, ingleses, um australiano e um escoces que nao da para perceber puto do que ele diz. No entanto o formador consegue compreende-lo. Ja tenho um idolo!! :) LOL

Na sexta convidaram-me para ir jogar poker para a casa da empresa... Sim, ta certo, eu nao sei jogar poker. Por isso fiquei a ver, e a dar duas de letra com a malta. O tempo foi passando, a cerveja foi acabando e a conversa cada vez mais interessante. Os americanos que la estavam sao uns gajos muito fixes e tolos... e os Noruegueses tolos que baste! Tipo eu... :D

Depois do poker fomos todos para o centro da cidade beber uns canecos (mais) ao Munken. E um sitio pequeno, um cadito abafado com uns roucos a imitar o Bono... ou seria a Mary J Blige? Nao sei, estavam a cantar a One.
Depois disto fomos para uma disco aqui da zona. Nao faco ideia do nome... a conversa com os americanos estava a ser agradavel.
Agora um parentesis, toda a gente julga que sou espanhol... Facto que tenho corrigido prontamente e dou gracas por estar em 2007 e nao em 1400, senao por esta altura acho que ja nao haveriam habitantes em Stavanger.
Seja como for, ate acho piada porque posso sempre falar um cadito de espanhol e baralhar ainda mais as ideias a esta gente. :)

A porta da discoteca la estava eu todo estupido a olhar para as tolas que andavam na rua e so pensava: "Com isto aqui e eu fui passar ferias para o deserto?" Tirei algumas fotos e tal, mas nada como ver isto ao vivo. Aconselho vivamente. La dentro, era uma discoteca como outra qualquer... as pessoas apenas tinham um certo ar mais... Nordico??? :)

A noite acabou comigo a boleia do Duffy (noruegues racado de Escoces) e a deitar-me todo roto!!!

Quanto ao meu nome Noruegues... fica para o proximo post.