sexta-feira, novembro 21, 2008

Seoul… ou melhor Korea Chronicles (ou um bocado de cultura geral para todas…)

Olá meninas.

Hoje e após ter reparado em tanta ignorância (ou melhor, falta de conhecimento devido à distância e escassez de informação), decidi acender a luz neste imbróglio que é para muita gente as relações entre ambas as Coreias.

Vou deixar de parte as politicas, vou deixar de parte a história porque para isso existe a wikipedia e outras enciclopédias e vou debruçar-me sobre os povos Norte e Sul Coreano. Bom, menti… Sul coreano e a relação com os parentes do Norte.
Muita gente tem a ideia que a Coreia do Norte é um inimigo de morte e que uma guerra pode estalar a qualquer momento. Bom, sim… a Coreia do Norte é um país relativamente agressivo, mas pelas noticias que correm, se o Governo Norte Coreano decidisse começar uma guerra com o Sul, deparar-se-ia com uma revolução uma vez que quem lá vive não estará muito contente com a fome que por lá grassa e com o exército debilitado seria uma oportunidade soberana para demover o ditador actual.

Mas voltando à relação entre eles, muita gente tem a ideia que se um Norte Coreano visse um Sul Coreano, e vice-versa, ambos começariam uma luta corpo-a-corpo devido ao ódio que supostamente os separa… Pois… eu nunca estive em Pyongyang, mas depois de ter andado por Seoul (e de ter recolhido algumas opiniões pelo estaleiro) sei que isso é quase impossivel de acontecer.
E como prova tenho umas fotos tiradas no memorial e museu da guerra.

A primeira é uma cena de batalha em que o dois irmãos a combater por lados opostos se encontram em plena batalha.

E a segunda (na realidade terceira) é o relógio que está preparado para celebrar eternamente a hora da unificação. As legendas estão em inglês… quem quiser tradução que peça encarecidamente ao je.
Fiquem bem, beijinhos e abraços do tolo.

quarta-feira, novembro 19, 2008

Crónicas de Seoul

Olá…

Como já por várias vezes referi… estes Coreanos são lixados. Tudo bem que os Japoneses são danados para invenções, mas os Coreanos não ficam nada atrás. Ora atentem bem nisto.

Certamente que toda a gente já foi aos correios e ao banco e via nuns balcões umas canetas metidas num suporte para o pessoal que normalmente deixa a caneta em casa poder preencher a morada da carta ou o talão de depósito. Como é óbvio, estou a falar de quando eu tinha 5 ou 6 anos e o advento do dinheiro digital era pura e simplesmente ficção digna do Star Trek.

Seja como for, espero que percebam do que estou a falar.
Vai daí, ao entrar na estação dos correios aqui em Seoul para aviar uns postaizitos, reparei que os coreanos foram muito mais à frente e pensaram naquelas pessoas que também se esquecem dos óculos. K Sim, dos óculos. Qual não é o meu espanto ao ver o que está na foto em baixo.
Pois é… nem mais, um suporte com óculos de diferentes graduações para a malta não forçar os olhos. E esta hein?
Também achei piada ao funcionário da estação que me deu para a mão o carimbo que dizia “AirMail” e me disse para ser eu o carimbo que ele não é criado de ninguém.
Apenas fiquei triste porque o carimbo era daqueles normais e não em forma de martelo como as tipas do balcão do correio nacional tinham. :(

Beijocas para as meninas (serei homófobo por não mandar beijos para os meninos? LOL)