sábado, dezembro 25, 2010

Singapore Chronicles (ou o meu Natal Singaporeano...)

Feliz Natal minha gente. :)

A minha noite de Natal foi fixe. Fiquei um pouco pensativo onde haveria de ir jantar... a princípio estava a pensar ir passar o Natal à igreja do homem do mar Norueguesa (com este nome, mais parece um culto... e tendo em conta o número de missões no estrangeiro, até deve ser...), mas quando me disseram que tinha de lá estar às 5 da tarde perdi logo a vontade. É que... das 5 até sabe-se lá quando é muito tempo. Logo não me pareceu que fosse valer a pena.

Vai daí, vim até casa (deixo-vos um aviso que apanhar um táxi nestas alturas é muito complicado), tomei o meu banhinho, falei com a família e toca de sair para a rua. Destino: ChinaTown ou Little India.
Pus-me a pensar e decidi-me por ChinaTown. Little India normalmente fecha super cedo e fica um pouco longe para vir a pé para casa, caso não encontre táxis. Além de que ChinaTown é o meu sítio favorito de Singapura.

Faltava depois pensar no que iria jantar... Já tinha percebido que não ia comer bacalhau (os Noruegueses não comem bacalhau no Natal), o bolo rei também era escusado, podia talvez arranjar um pastel de nata...
Vai daí, enquanto pesquisava os restaurantes de ChinaTown lá me decidi por comer uma criatura marinha. Afinal de contas, no Porto não se come perú e tinha de manter a tradição do Natal o mais semelhante possível ao que seria em casa. :)

Lá me sentei num restaurante típico de Singapura, o Olde Cuban (que também vende charutos) e pedi grelos.
Não pode faltar grelos na mesa de Natal, este ano lá tive de pagar por eles em vez de ir adquiri-los a casa do meu tio M.
Ora vejam:

 Ok... a foto está desfocada e são uns grelos esquisitos... mas também serve.

Depois pus-me a pensar o que deveria escolher para acompanhar os grelos... tem de ser uma criatura marítima, pus-me a ver na ementa e lá encontrei bacalhau... com pernas... Não me espantou e lá pedi um bacalhauzinho pequenino cozinhado na hora para mim. :)

Ora vejam a foto:


Não se nota muito bem, mas é uma espécie de bacalhau da família da lagosta.
Se soube bem? Sim... mas para ser sincero, gosto mais de caranguejo. A carne da lagosta estava um pouco esponjosa. Talvez da forma como a cozinharam...
E pronto... assim foi a minha noite de Natal.

Entretanto, hoje de manhã reparo que eles ao pequeno almoço fizeram uma espécie de rabanadas... sem canela, nem açucar ou mel... mas estamos em Singapura. Souberam bem com o cafézito da manhã. ohhh se soube. :)

De resto e para ficarem com uma ideia de como é o Natal em Singapura... é mais um dia, como outro qualquer. É feriado nacional, mas aqui respeita-se o comércio e como tal está tudo aberto. Ao contrário de Portugal que tudo está fechado e o dia 25 é sem dúvida o mais aborrecido do ano.

Também achei interessante os jornais desejarem bom Natal à população cristã de Singapura... em vez de um Feliz Natal para toda a gente. LOL

Para terminar, convém também referir que as televisões, como em Portugal, passam os tradicionais filmes... hoje já vi o Roger Rabitt, aquele da Santa Cláusula e ontem estava a dar outro tradicional de Natal juntamente com o Harry Potter. LOL
Algumas tradições de Natal são mais fortes que outras, né?

Beijinhos e abraços para toda a gente e um desejo de melhoras para o meu amigo André.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Singapore Chronicles (ou o meu primeiro Natal passado de Havaianas e calções...)

Pois é... desta vez não escapei.

Há três anos atrás, frustrei o plano da minha mãe enviar um Bolo Rei para a Noruega.
Há dois anos atrás, trabalhei uma quantidade absurda de horas para terminar uma plataforma a tempo de chegar a casa dia 24.
O ano passado, estava a ver que não chegava a casa com toda a neve em Frankfurt e aqueles palhaços em Moçambique...
Este ano, não me safei mesmo e o Natal calha mesmo no meio da viagem.

Ok, é um facto que não me posso queixar do tempo... apesar de ter chovido mais regularmente e ter estado "fresco" (máximo 30 graus), o tempo ainda dá para ir à praia em Sentosacaso julguem que lá vou... estejam enganados. Uma praia no maior corredor marítimo/parque de estacionamento de navios não é a minha visão de qualidade. Mas dá para estar na piscininha a curtir o calorzinho e humidade na boa.

Pontos altos da quadra Natalícia aqui vão mesmo ser:

- Poder beber uma cervejinha na consoada e realmente saber bem. Não venham com tretas... cerveja no Inverno não me convence.

- Receber a dobrar/triplicar durante os fins de semana.

- Andar de havaianas e calções no Natal.

- Não passar a semana seguinte a enfardar os restos da noite de Natal (rabanadas, bolo rei, pão de ló, queijo da serra, letria...)

- Não passar a primeira semana do ano a queixar-me que engordei no Natal.

- Ver o fogo de artifício no Marina Bay Sands... provavelmente a beber uma cervejinha que me vai saber bem porque está calor.

Portanto, Feliz Natal para todo o povo e um 2011 muita bom.

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Singapore Chronicles (ou um conselho cinematográfico...)

Olá caros leitores.

Há dias... fui ao cinema. Era Domingo e tal e porque não ir ver um filmezito todo marafabulástico chamado Tron (a nova versão).

Para quem não sabe, o Tron original foi lançado em 1982 e tinha como protagonista um dos actuais protagonistas, o Jeff Bridges, que por acaso é também o protagonista no meu filme favorito "Big Lebowski". Mas adiante...

Esta é a treila do filme original.


Foi algo de revolucionário... como podem ver. Lembrem-se que isto foi em 1982... provavelmente os gajos que fizeram o ambiente gráfico programaram-no em Assembly. LOL



Já a nova versão tem toda a tecnologia recente. Inclusivé o 3D, que devido ao horário lá tive de aceitar. Eu sou sincero... não curto o 3D. Primeiro por uma questão de estilo... é verdade... aqueles óculos dão-nos um ar de parolos.
Depois é o preço.
Em Portugal temos sempre de comprar óculos 3D... ou seja, ao fim de algum tempo temos óculos para a vizinhança toda.
Em Londres, podemos levar os óculos do filme anterior... mas claro está, que nos esquecemos sempre e compramos na mesma... e quando não nos esquecemos, ainda temos de pagar uma sobretaxa por ser 3D.
Aqui em Singapura... eles fornecem os óculos, mas creio que se paga um pouco mais por ser 3D. Nada de extraordinário, é mais barato que Londres.

E tudo isto para quê? Para dar uma sensação de espaço ao filme? Para fazer sobressair os implantes mamários duma actriz? Dispenso.

Quanto ao novo Tron, o filme vale a pena. A história está bem montada, os efeitos visuais estão muito bons e as personagens tão bem para o papel. Incluindo a doutora do Dr. House que decidiu cortar o cabelo e vestir cabedal... a dada altura aquilo mais parecia o Matrix que outra coisa. Pera lá... aquilo até que podia ser uma espécie de Matrix, mas ao contrário. :)

Aconselho-vos vivamente a irem ver o filme. Sério... Vale a pena, já pagaram a sobretaxa dos óculos ou fazer como os tolinhos londrinos que vão ver aquilo no iMax, não vale a pena. A maior parte do filme 3D é na realidade filmada em 2D e só algumas partes estão em 3D. Para terem uma ideia, a parte em que realmente se nota a terceira dimensão é logo no início quando mostram o logotipo da Disney.

Como dizia o Lauro Dérmio, "Alwais watch gud mubes, and soyon and soyon". :)

Fiquem bem.

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Portugal Chronicles (ou como por uma vez na vida uma greve deu jeito...)

Ora viva minha gente. :)

Finalmente que uma greve me calha bem em vez de, inevitavelmente, me lixar a vida. Tinha eu marcado uns voos Londres-Porto-Londres e depois deu uma vontadinha de irmos passar mais uns dias à terrinha e lá mudei os voos pagos pela empresa para terminar em Portugal e não em Londres. E lá estava eu a pensar que ia perder algum dinheiro por não fazer o voo dia 24 quando o pessoal dos aeroportos decidiu fazer greve.

Eh pá, nem sendo um dirigente sindical me safava melhor. Mesmo quando eu tinha marcado o meu voo de ia para o Porto. Vai daí, toca de ligar para a easyJet e queixar-me que eles deviam reembolsar-me e vai daí, vejam lá o meu extracto bancário (sem mostrar os milhões que lá param...)


Isto junto ao tratamento dado ao Tonecas quando ele ficou preso em Londres por causa dos controladores aéreos espanhóis torna, na minha humilde perspectiva, a easyJet como uma das melhores low-cost que por aí andam. Não quero dizer mal da RyanAir... mas é um facto que comparado com a easyJet, eles são uns labrêgos Irlandeses.

Enfim, é para aprenderem. :P