sábado, dezembro 25, 2010

Singapore Chronicles (ou o meu Natal Singaporeano...)

Feliz Natal minha gente. :)

A minha noite de Natal foi fixe. Fiquei um pouco pensativo onde haveria de ir jantar... a princípio estava a pensar ir passar o Natal à igreja do homem do mar Norueguesa (com este nome, mais parece um culto... e tendo em conta o número de missões no estrangeiro, até deve ser...), mas quando me disseram que tinha de lá estar às 5 da tarde perdi logo a vontade. É que... das 5 até sabe-se lá quando é muito tempo. Logo não me pareceu que fosse valer a pena.

Vai daí, vim até casa (deixo-vos um aviso que apanhar um táxi nestas alturas é muito complicado), tomei o meu banhinho, falei com a família e toca de sair para a rua. Destino: ChinaTown ou Little India.
Pus-me a pensar e decidi-me por ChinaTown. Little India normalmente fecha super cedo e fica um pouco longe para vir a pé para casa, caso não encontre táxis. Além de que ChinaTown é o meu sítio favorito de Singapura.

Faltava depois pensar no que iria jantar... Já tinha percebido que não ia comer bacalhau (os Noruegueses não comem bacalhau no Natal), o bolo rei também era escusado, podia talvez arranjar um pastel de nata...
Vai daí, enquanto pesquisava os restaurantes de ChinaTown lá me decidi por comer uma criatura marinha. Afinal de contas, no Porto não se come perú e tinha de manter a tradição do Natal o mais semelhante possível ao que seria em casa. :)

Lá me sentei num restaurante típico de Singapura, o Olde Cuban (que também vende charutos) e pedi grelos.
Não pode faltar grelos na mesa de Natal, este ano lá tive de pagar por eles em vez de ir adquiri-los a casa do meu tio M.
Ora vejam:

 Ok... a foto está desfocada e são uns grelos esquisitos... mas também serve.

Depois pus-me a pensar o que deveria escolher para acompanhar os grelos... tem de ser uma criatura marítima, pus-me a ver na ementa e lá encontrei bacalhau... com pernas... Não me espantou e lá pedi um bacalhauzinho pequenino cozinhado na hora para mim. :)

Ora vejam a foto:


Não se nota muito bem, mas é uma espécie de bacalhau da família da lagosta.
Se soube bem? Sim... mas para ser sincero, gosto mais de caranguejo. A carne da lagosta estava um pouco esponjosa. Talvez da forma como a cozinharam...
E pronto... assim foi a minha noite de Natal.

Entretanto, hoje de manhã reparo que eles ao pequeno almoço fizeram uma espécie de rabanadas... sem canela, nem açucar ou mel... mas estamos em Singapura. Souberam bem com o cafézito da manhã. ohhh se soube. :)

De resto e para ficarem com uma ideia de como é o Natal em Singapura... é mais um dia, como outro qualquer. É feriado nacional, mas aqui respeita-se o comércio e como tal está tudo aberto. Ao contrário de Portugal que tudo está fechado e o dia 25 é sem dúvida o mais aborrecido do ano.

Também achei interessante os jornais desejarem bom Natal à população cristã de Singapura... em vez de um Feliz Natal para toda a gente. LOL

Para terminar, convém também referir que as televisões, como em Portugal, passam os tradicionais filmes... hoje já vi o Roger Rabitt, aquele da Santa Cláusula e ontem estava a dar outro tradicional de Natal juntamente com o Harry Potter. LOL
Algumas tradições de Natal são mais fortes que outras, né?

Beijinhos e abraços para toda a gente e um desejo de melhoras para o meu amigo André.

1 comentário:

Anónimo disse...

feliz natal amor com esses pratos já da para ver que foi so 1 cadito aportuguesado mas o teu prato esteve na mesa