sexta-feira, janeiro 06, 2012

Portugal, portugal, de que é que estás à espera????



Já cantava Jorge Palma este refrão e ninguém imaginava o que estaria para vir.
Mas a verdade é que o desGoverno de coisas em Portugal não é novo... apenas deixou de ser possível esconder para ganhar as próximas eleições e continuar com as não-questões para iludir o Zé Povito.
A culpa, embora directa dos nossos desGovernantes, é em unicamente nossa. Senão vejamos, fomos nós que os elegemos, somos nós que lhes pagámos os salários e somos nós que, como eles, tentámos fazer pela vida fugindo sempre que possível às obrigações (sejam elas justas ou não).

Mas o que me espanta, e sempre espantou, em Portugal é a maneira apaixonada, irracional e consequentemente desprovida de lógica com que os Portugueses lidam com a política e destino do país.
Eu passei ao lado duma cadeira chamada "Sistemas de Apoio à Decisão", mas mesmo sem ter estudado métodos científicos de decisão tenho a certeza quase absoluta que as pessoas estão erradas na maneira como decidem onde colocar o seu voto.

Todas as semanas ouvimos quase toda a gente dizer que os políticos são corruptos, mentirosos e incompetentes. Ora, assumindo então que todos os políticos são todos mentirosos, resta-nos as prestações passadas ou o benefício da dúvida para decidir quem será o melhor para dirigir os nossos destinos. No entanto, de 4 em 4 anos, a escolha recai nos mesmos dois partidos com mais ou menos pitada de CDS.
Foram esses partidos e corja associada que nos trouxeram até aqui e nos vão levar muito mais para baixo, mas se houvesse uma eleição amanhã eu sei que nada mudaria.

Porquê?

De que é que estás à espera? 

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Televisão digital terrestre...


Foi com extremo agrado que voltei a ver o telejornal da RTP...
Infelizmente, fiquei a saber que para 12,5% da população Portuguesa esse é um gostinho que vai deixar de ser possível de realizar. Tudo porque o progresso dita que passemos a utilizar a televisão digital terrestre.

Eu sou a favor do progresso, prova disso é estar a escrever este post num dispositivo móvel que cabe no bolso a bordo dum avião. Mas há algo de terrivelmente absurdo nesta forma drástica de cortar um serviço que essas mesmas pessoas pagaram e continuam a pagar.

Tudo porque, como disse o energúme Eduardo Cardadeiro da Anacom, é um custo exponencial e a lei apenas exige que 87,5% da população seja abrangida.
Hoje em dia, certas populações de Portugal têm acesso à RTP com sinal analógico. A infra-estrutura está já criada, custa assim tanto deixar esses canais abertos??

É que na peça em questão, os habitantes de determinadas áreas tinham já televisão digital espanhola a custo zero. Porque é que não arranjámos nós uma solução para estas populações? Não estamos propriamente a falar de fornecer uma ligação de fibra óptica 100MBps a um eremita na raia alentejana. Isto são populações a quem já é mais fácil viver, trabalhar e consequentemente produzir e gastar em Espanha.

Terá sido para isto que o D. Afonso Henriques se virou contra a mãe?

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Bom ano 2012 para toda a gente. 


Como já é normal, deixo aqui o meu calendário de 2011.