quarta-feira, janeiro 04, 2012

Televisão digital terrestre...


Foi com extremo agrado que voltei a ver o telejornal da RTP...
Infelizmente, fiquei a saber que para 12,5% da população Portuguesa esse é um gostinho que vai deixar de ser possível de realizar. Tudo porque o progresso dita que passemos a utilizar a televisão digital terrestre.

Eu sou a favor do progresso, prova disso é estar a escrever este post num dispositivo móvel que cabe no bolso a bordo dum avião. Mas há algo de terrivelmente absurdo nesta forma drástica de cortar um serviço que essas mesmas pessoas pagaram e continuam a pagar.

Tudo porque, como disse o energúme Eduardo Cardadeiro da Anacom, é um custo exponencial e a lei apenas exige que 87,5% da população seja abrangida.
Hoje em dia, certas populações de Portugal têm acesso à RTP com sinal analógico. A infra-estrutura está já criada, custa assim tanto deixar esses canais abertos??

É que na peça em questão, os habitantes de determinadas áreas tinham já televisão digital espanhola a custo zero. Porque é que não arranjámos nós uma solução para estas populações? Não estamos propriamente a falar de fornecer uma ligação de fibra óptica 100MBps a um eremita na raia alentejana. Isto são populações a quem já é mais fácil viver, trabalhar e consequentemente produzir e gastar em Espanha.

Terá sido para isto que o D. Afonso Henriques se virou contra a mãe?

Sem comentários: