Hei sann...
Mas... pera lá... que car**** estou eu a dizer? Eu estou em Portugal!! :) eh eh eh
Bom dia! ;)
Bom, vou começar (reparem na cedilha) por falar de algo que se torna um perfeito suplicio de aguentar e que devido à natureza do meu trabalho se vai tornar mais frequente. Ora como sabem, eu voei até esta terrinha que tanto me espanta ("Dá-me o telemovel, já!!" e taxistas bêbados que não são suspensos, etc...) através de Frankfurt. E apanhei com um avião repleto de Tugas. Aqueles tipicos tugas que saíram do interior para ir trabalhar para a Alemanha lavar retretes e ganhar bom dinheiro (comparado ao que ganhariam em Portugal).
Não me levem a mal, por favor. Eu fiz o mesmo, ou parecido, também saí de Portugal e por muito chocado que fique com tudo o que se passa aqui continuo a gostar do país e voltar cá é sempre noticia (por enquanto). Também não são as origens que determinam se as pessoas são boas ou más, a grande maioria dos emigrantes tugas são bons trabalhadores que deixam muita gente espantada com a nossa capacidade inventiva (vulgo desenrascanço) mas...
Viajar de avião com Portugueses é horrivel! E eu já voei com muita malta de muitos lados para outros tantos lados e por incrivel que pareça os Tugas batem-nos por K.O..
E porquê? Eh pá, pelo à vontade demonstrado ao apanhar o avião é certo que já voaram... mas mesmo assim passam o raio da viagem a fazer comentários sobre as coisas mais estúpidas que se possam imaginar. Tipo passar 15 minutos a falar do fuso horário e da diferença de uma hora entre Portugal e Frankfurt...
- Tás a ver? O voo são duas horas.
- Ui... mas a diferença é de uma hora!
- Pois, porque a hora de França é uma hora à frente.
- Mas aqui é mais uma hora que em França.
- Não, é diferente. Na volta a viage (sim, viage) vai demorar 3 horas. Porque aqui são 9 e em Portugal são 8. E na volta em Portugal são 9 e aqui são 10!
- Ahh, mas então a hora no bilhete está errada!!
- Não... porque é a hora de lá.
- Mas está mal! Devia ser a daqui...
Bom, eu não me apeteceu interromper a conversa e dizer: "Calem-se que há aqui quem vos perceba! E caguem nisso que uma hora nem sequer troca o sono! Experimentem um voo de 9 horas para um fuso horário com 9 horas em avanço e depois falamos!".
Que teria acontecido se lhes dissesse que passei 29 horas em trânsito?
Depois durante o voo... sempre o mesmo, fala-se do vizinho, da cabra da filha do vizinho, do patrão que é mau, que a vida está dificil... e ao chegar ao Porto, vemos um quarto das pessoas a levantarem-se do lugar para irem ver o Palácio de Cristal pela janela do outro lado do avião.
Amigos... ou saem do lugar para ver uma praça de touros (o estádio do Dragão apenas se qualifica como praça de touros quando o Benfica lá é toureado), Torre Eiffel, Cristo Redentor, Angkor Wat (tão linda), Opera de Viena, Catedral de São Vito ou o Oljemuseum situados no Porto ou então não saiam do lugar que desiquilibram o avião!
Mas pronto, felizmente a viagem são apenas 2 horas e até dá jeito para me ir acostumando ao Português. Sim, porque apesar de escrever bem (quem me dera refazer os meus testes de Português agora...) após dois meses sem ouvir a nossa lingua a modos que fico com o cérebro em ponto morto no que toca a desbobinar em tugalês.
Seja como for, este post é apenas uma critica construtiva aos nossos emigrantes, eu também o sou, se calhar duma maneira mais radical e não faço as figurinhas que vocês fazem. Claro está que se perdoam as figurinhas porque, só os tugas as percebem e principalmente porque somos nós que damos bom nome aqui à terrinha.
Já agora fica aqui outro conselho, desta vez para o Tony Carreira: "Vês? Eu elogiei e critiquei construtiva e comicamente os nossos emigrantes. E não precisei de fazer músicas pirosas para isso!"
Agora gostava de saber fazer músicas pirosas para poder ganhar o dinheiro que ele ganha... (e ter as quarentonas todas molhadas (de suor) e aos saltos por minha causa).
Beijos para as quarentonas!
Sem comentários:
Enviar um comentário