quarta-feira, agosto 12, 2009

Americas Chronicles (ou os malucos das máquinas navegadoras...)

Olá rapagonas. (esta não saiu muito bem...)

Estava há dias a olhar pela borda do navio e qual não é o meu espanto lembrei-me dos navegadores Portugueses. É que vejamos... eu estou num navio construído com o topo de gama em instrumentos de navegacão, construido em ferro e coberto por uma camada de tinta anti-ferrugem ou algo semelhante. Tripulado por gajos que já fizeram isto durante muitos anos e claro, o tamanho do navio é de cerca de 250 metros. As naus tugas tinham 30 a 50 metros, gajos que nunca tinham enfrentado o mar e nem quero imaginar como seriam as cozinhas... mas pelos relatos de escorbuto, consigo fazer uma leve ideia.

Ao pensar nisto, fiquei estupefacto com a loucura que os nossos queridos antepassados cometeram ao fazerem-se ao mar com um sextante, estrelas e uma nau de madeira. Convenhámos que ainda não passei um dia sem vento, mas já passei por uma semana sem ver uma única estrela. Ora o que é que eles fariam perdidos no meio do Oceano sem nada para onde se guiarem a não ser o pôr-do-Sol?
E as ondas e tempestades? É que eu passei na borda dum tufão... e passei na borda porque com a internet e comunicações por satélite, foi-nos possivel saber que existia um tufão na nossa rota, mas como estava a dizer... passei nas bordas dum tufão e digo-vos que um navio de 250 metros com umas centenas de toneladas abanou que só visto. Imaginem agora uma caravelazinha de 50 metros perdida no meio duma coisa daquelas... Sim, é certo que não sobreviveriam, mas a coragem ou loucura necessária para se fazerem ao mar para tais aventuras deixa-me pasmado! Simplesmente pasmado!
Como é óbvio... a possibilidade de desembarcar numa terra longínqua cheia de nativas... tipo Filipinas ou Brasil... enfim... deve ser como aquela motivação árabe das 70 virgens nas na Terra! :)

Imaginem-se agora a fazer a viagem que aparece na linha a vermelho... mas numa caravela. :\

Enfim... Gostarão vossas excelências de saber que mais uns dias de viagem e estou em Singapura... sensivelmente um ano depois de lá ter parado pela primeira vez e com uma vontade incrivel de lá parar de novo. :$ lol Agora porquê... não vos digo. :)

Beijocas para a fã que mais precisa duma beijoca neste momento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Rapagonas....soa algo estranho realmente!!

Concordo contigo, os nossos antepassados marinheiros eram realmente loucos.... é preciso muita coragem ou simplesmente loucura para enfrentar as condições que eles enfrentavam...

eu sei porque queres ir a singapura ;)

Como estou de férias deixa a tua beijoca para uma fã desesperada a trabalhar neste calor sufocante LOLOL

Beijoca para ti :P

Luísa disse...

A mim é que ninguem apanhava nessas naus :s