terça-feira, novembro 23, 2010

Singapore Chronicles (ou a qualidade do estaleiro onde trabalho... )

Viva povo.

Antes de mais, desculpem lá esta posta de pescada mais teórica mas não pude deixar de meter isto aqui porque... tem piada. LOL

Então enquanto estava a passear pelos tanques, onde guardam aquilo a que chamam lama que é utilizada durante a perfuração para lubrificação, controlo de pressão, melhorar a estrutura da parede do buraco e limpeza do buraco. Incrível como aquilo tem tantas funções importantes. Mas adiante.

Andava eu lá a passear e vi isto:


Para quem não consegue decifrar a fotografia, é um tubo metálico ligado a uma secção metálica que por sua vez liga a um tubo de fibra de vidro. Até aqui nada de novo.

O que me espantou foi mesmo a ligação com o fio de "terra". O que é suposto atingir aqui afinal? Portanto, o fio está a fazer um "curto" circuito aos parafusos que também são de metal?
E para quê? O outro tubo não conduz electricidade...

Eu fiquei espantado com isto e acredito que na realidade estes cabos servem para pendurar uma toalha já que esta sala está sempre quente... quentíssima aliás. O interior da terra é quente e com pressões nas ordens das centenas de bar o líquido aquece duma forma estúpida tornando esta sala confortável em climas polares e um verdadeiro inferno em climas quentes.

Mas pronto, estão a ver o calibre da gente que projectou e controlou este projecto, né?

Sem comentários: