quinta-feira, janeiro 19, 2012

Singapore Chronicles (e o salário dos políticos... )

Viva minhas gentes.
Esqueci-me de reportar uma notícia que acho importante desde esta pontinha para o cantinho do outro lado do planeta.

Como sabem eu acho que os políticos em Portugal são... ia usar uma palavra, mas estou a evitar o uso de vernáculo e como tal vou ficar-me por miseráveis. Um dos motivos já falados por mim algures aqui é o desinteresse do povo na política e destinos do país. Mas outro dos motivos que eu considero importantes é a remuneracão dos políticos.

Eu sei, já me estão a insultar e a dizer que o salário do primeiro ministro é milionário comparado ao salário mínimo. E embora eu não discorde com isso, a verdade é que os mais brilhantes gestores Portugueses ganham bem mais que o primeiro-ministro... Ora, se nós queremos os melhores a dirigir os destinos do nosso país, não seria de aumentar o salário do primeiro ministro? É que pelo menos assim havia quem estivesse interessado em tomar conta desse lugar. E talvez menos interessados em recolher luvas para a sua vida pós política...

Tudo isto para introduzir o salário do presidente de Singapura (e restantes políticos eleitos), o presidente de Singapura ganhava no ano passado 2 milhões de dólares (é bem mais que o Obama ganha) mais regalias. Claro que toda a gente se queixou e ele decidiu de "livre" vontade baixar o salário em 51%. Isto aconteceu há cerca de duas semanas.
Ontem no jornal, a capa trazia a opinião de vários ex-ministros e comentadores políticos que referiam que os salários dos governantes devem ser competitivos relativamente ao resto do país para poderem garantir que as pessoas mais inteligentes tenham interesse nesses cargos.
De notar que, apesar de Singapura ter os seus defeitos, se existe um país neste Mundo onde me sinto seguro e, incrivelmente, não me revolto por pagar impostos, é aqui. Isto deve ser um bom sinal acerca do trabalho dos ministros, não?

Mas Portugal já teve um exemplo disso... o Sócrates após ser eleito, nomeou um génio contabilista que estava ao servico dos bancos para o Ministério da Economia ou Financas. O conhecimento dele permitiu ao Estado reaver centenas de milhões em impostos que não eram cobrados por haver buracos na lei. Alguém ficou indignado por ele ganhar bem mais que o presidente e como isso era "inconstitucional" (ao contrário de fugir aos impostos), teve de ser despedido.

Pois... quando isso aconteceu, eu acho que deviam era ter despedido o Primeiro Ministro, pois ele não fazia nada, gastava bem mais que esse funcionário das Financas e não trazia dinheiro nenhum para o Governo. Esse génio contabilista não se reformou com uma reforma do Estado... mas posso garantir que continua a desviar milhões em impostos devido a buracos na lei.

2 comentários:

Anónimo disse...

Julgo (sem certeza) que há algumas imprecisões: o "génio" foi recrutado pela Manuela Ferreira Leite e... se não me engano é o actual Ministro da Saúde.

Um abraço
Rui Lagoa

Bubulindo disse...

E vice-presidente do BCP... http://economico.sapo.pt/noticias/paulo-macedo-e-o-novo-ministro-da-saude_120852.html

:)

A Manuela Ferreira Leite era uma das ministras do Sócrates.