sexta-feira, junho 13, 2008

Confuso! Muito confuso! Ando imensamente confuso! :

Admito que por não estar em Portugal há já uns meses pode ajudar, mas pelas noticias que leio dos jornais online e dos comentários de vários amigos meus, fico perplexo com os Portugueses. Perplexo e algo triste já que eu tenho orgulho em sê-lo.

Mas comecemos pelo inicio, meus amigos… a Seleccão Nacional não é mais que um clube de futebol. Um clube com cerca de 10 milhões de apoiantes. Mas verdade seja dita, as regras e atitudes de quem o regem são exactamente iguais às mesmas regras e atitudes dos dirigentes de outros clubes… excepcão feita aos grandes. E atenção que quando digo grandes refiro-me mesmo ao FCP, SCP e SLB, sem distinção alguma porque todos usam as mesmas ferramentas para poder ganhar… uns escapam, outros não!

E a nossa selecção é igual. Exactamente igual… e o que me espanta no meio disto tudo é a histeria que as pessoas nutrem pela selecção, que a partir de agora chamarei de meninos mimados estupidos e inconscientes. E digo isto porque se eu me distinguisse nalgum desporto em que fosse merecida a minha chamada à Selecção Nacional eu teria todo o prazer em fazê-lo sem exigir os prémios de jogo principescos que os nossos meninos exigem.
Ou acham que o Cristiano Ronaldo e outros que tais jogam só por amor à camisola?
Acham sinceramente que os jogadores naturalizados se preocupam realmente com Portugal? Acordem, eles gostam muito de jogar por Portugal para obter mediatismo suficiente para poderem arranjar um contrato melhor. E o mesmo se passa com os nossos meninos…

E no entanto, quando os atletas paralimpicos vão para os Jogos Olimpicos arrasar com a concorrência ninguém se manifesta o seu apreço pelo esforço e amor ao país que aqueles atletas têm.
“Amor ao país??” Perguntam vocês… Sim, porque a grande maioria deles tem de trabalhar para sobreviver. Outros vivem em condições miseráveis e mesmo assim dão o litro com a camisola tuga sem esperarem nada em troca (até porque nada recebem).

Isto é algo que me incomoda desde há já algum tempo… mas o que me deixou completamente perplexo e com vontade de desabafar por aqui é a diferença de estados de espirito e atitudes no mesmo dia. O país está parado por causa de greves de camionistas, toda a gente revoltada com o estado da Nação, mas como os meninos vão jogar toda a gente fica eufórica esquecendo-se que o país tem problemas sérios.

Depois há todo o folclore no final dum jogo… Gente vem para a rua aos gritos e a tocar buzinas andando com o carro a dar voltas ao quarteirão (gastando gasolina que poderá ser a última a que têm acesso para chegar ao emprego no dia seguinte) e a dizer que está ganho e que somos os maiores, etc, etc…

Amigos, depois disto, nunca mais se queixem que a gasolina está cara! Se estivesse cara, o carro ficava em casa e levavam uma gaita de beiços para fazer barulho.
E acima de tudo, lembrem-se que aqueles que verdadeiramente lutam pelo país não o fazem a dar chutos numa bola.

Vemo-nos um dia destes…

3 comentários:

Luísa disse...

O meu irmão está sempre a dizer que só espera que Portugal perca que é para ver se esta gente se cala.

Anónimo disse...

Olha subescrevo o que escreveste!
Continua a escrever mesmo estando desse lado do mundo!!! ;))
Jinhos

Anónimo disse...

Quem escreve assim não é gago... carago!!!!
Grande verdade mesmo... é triste mas o nosso povo só liga mesmo ao futebol... tudo o resto é "paisagem"... :(
Grande abraço "suiço" :p