sábado, janeiro 02, 2010

Egypt Chronicles (ou a fantástica prestação de Ahmed, o Egiptólogo...)

Como vos contei há dias atrás, durante as visitas ao vale dos reis, colossos de Mémnon, Templo de Hatsepshut e com uma visitinha pela fábrica de alabastro do tio e duns túmulos para nos sacar umas esmolas para os primos, tivemos a presença do ilustre Egiptólogo Ahmed.
Um egipcio com arzinho de beto geek que no inicio parecia muito conhecedor da história egipcia ali dos lados de Luxor.
No entanto, chegados aos templos e atracções... o gajo demonstrou que ainda sabe menos que um filipino-americano que leu o guia do lonely planet para o vale dos reis. E claro... isto leva a discussões tipicas como quem é que está aqui enterrada?
Nefertari?
Nefertiti
Nefertari
Nefertiti...

E ainda me passei mais quando o gajo diz que estudou história egipcia na Universidade do Cairo e era incapaz de me explicar para que servia a merda do extintor no templo de Hatsepshut. :| Também não sabia muita coisa sobre os monumentos que estava a ver, mas tinha já dominado a arte de fugir às questões... duma forma muito rudimentar, é claro... mas escapava-se a questões, simplesmente por não nos acompanhar nas visitas aos monumentos. :|

Vá, não fiquem com má impressão do moço. Ele deu-nos uma informação valiosissima sobre os colossos de Mémnon.
Quando ele se vira para trás e diz:
- Antes, os colossos faziam um sonzinho tipo "ssssssssssssssssss"... Mas depois de restaurados não fazem o som.

Sim, era isso que eu queria mesmo ouvir! Algo que não sabia... e uma daquelas informações fantásticas que servem como desbloqueadores de conversa.

Do fundo do coração... obrigado Ahmed!

2 comentários:

Luísa disse...

Já viste como ele ate sabe umas coisas importantes! ;)

Bigger than I am disse...

Só tu para fazeres perguntas sobre um extintor!