sexta-feira, outubro 10, 2008

Capella Chronicles (ou a descoberta da Portugalidade)

Olá minhas meninas… quem se quiser rir, pode procurar um post mais interessante que este não deve ter piada.
Ora, nas minhas últimas férias por terras de Camões tinha tanto que fazer que decidi viciar-me ainda mais em Internet e acabei por descobrir um verdadeiro tesouro pirata… Foi nada mais, nada menos que os programas da Liga dos Últimos. Comentários à parte, até porque para comentários estúpidos bastam os dos apresentadores do programa, adorei aquilo.
Fiquei a modos que agarrado aquela realidade que é ali transposta através dos jogos dos clubes de futebol amadores de Portugal.
Eu como desportista amador que fui (agora sou profissional de levantamento do copo), fico sempre comovido por ver aquela malta a jogar com equipamentos rotos (eu tinha de comprar o meu), tomar banho de água fria, atirar-se para o chão ,etc, etc… no entanto, o que realmente me agarrou foram as pessoas que rodeiam aquele Mundo.
Ou melhor, vamos ser sinceros, as pessoas que aparecem naquele programa são os verdadeiros tugas. Aqueles que fazem o país mexer-se, apesar de ser a passo de caracol, e sobre quem assenta a capacidade de sacrificio do país. Foi assim que decidi chamar aquele comportamento de "Portugalidade". Não sei, acho que assenta bem.
Fica também desde já assente que como criador deste conceito admito que é um conceito em mudança. A Portugalidade de agora será completamente diferente da realidade daqui a uns anos pelo que será sempre interessante manter um programa de tal elevado teor documental no ar.

Mas como eu fiquei viciado naquilo e o Youtube por aqui (no navio) não é o mais rápido do Mundo, acabei por descobrir outra prova da Portugalidade…
Mas como nos filmes do Star Wars, existe também aquilo que com um bocadinho de plágio chamarei de “O lado negro da Portugalidade” e que é facilmente encontrado nas versões online dos jornais Portugueses.
Assim, peço-vos que abram o Sol, JN, Diário Digital, TSF, enfim as noticias do sapo.pt e procurem uma noticia que envolva economia ou politica ou contenha a palavra 'crise'. (admito que não tive tempo de pesquisar nos jornais desportivos)
Agora no fundo, tem os comentários… deliciem-se a ler isso. Eu estou viciado. Os meus favoritos são os económicos. Acho incrivel como toda a gente sabe tanto de economia e existem tão poucos economistas em Portugal.

Enfim, beijo para a #1 e… mais nada.

P.S.: Sobre a Liga dos Ultimos, a minha mais sincera opinião é que o programa deve ser transmitido para mostrar que existe mais país que Lisboa e Porto e principalmente para que as pessoas exercitem o poder auto-análise sobre o nosso país e possam rir-se de si mesmos em vez de sentirem vergonha.
Eu por mim, preferia um país de malta da Liga dos Ultimos do que um país como o que temos agora. Mas é só a minha modesta opinião.
Como comentário final, tirem os comentadores dali porque eles sim envergonham o país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estás encantado com o capitão Moura ... e com o visconde..:) o Visconde é uma verdadeira perola da cultura portuguesa...ou da portugalidade LOLOL

Não há cá beijos para não haver confusões :P

Inez