sábado, março 14, 2009

Thai Chronicles (ou chef por um dia...)

Olá fãs, antes de mais... tenho a dizer-vos que me sinto triste. Angustiado mesmo... se mais de vocês me deixassem tirar-vos as medidas (fisicamente falando, como é óbvio) levar-vos-ia umas roupinhas muito, muito fixes... Estes trajes tradicionais daqui são do melhor.
Mas como vocês não estão para isso, azar o vosso... levo duas camisinhas para mim.

No entanto, o post de hoje é para vos dizer que eu... fui para a cozinha por um dia. Sim, eu fui tirar um curso de culinária tailandesa... de um dia. :
Vá... não se riam, eu até sei cozinhar... ou não tinha sobrevivido à Noruega. E o principal motivo pelo qual fui fazer isto foi quase exclusivamente para aprender a fazer um prato chamado Tom Yam Kai (frango) ou Tom Yam Gung (camarão). Aquilo não é mais que uma sopa, que se engrossarmos o molho pode acompanhar perfeitamente uma porção de arroz branco (e seco!!!). Pode ser picante ou nem por isso... Eu gosto do meu picantezinho... para realçar os sabores.
Porque, por cada colherada que se come parece que um novo sabor se mostra. É simplesmente fantástico.

Os restantes pratos foram:
- Galinha com cajus e legumes
- Caril Panang
- Salada de Papaia (esta é divinal)
- Noodles frescos com legumes.

No final comeu-se bem... Tenho é pena de duas coisas, não ter tirado fotografias ao tacho... e metade dos ingredientes serem inexistentes em Portugal. LOL
Deixo, já agora, algumas coisas que me surpreenderam. A primeira foi mesmo a quantidade de açucar que a comida tailandesa leva. Parece o Mcdonald’s. A segunda é a facilidade com que se pode cozinhar praticamente tudo... e a quantidade de produtos frescos usada.

Se arranjarem os ingredientes, faço-vos um Tom yam gung à maneira quando regressar a PT.

P.S.: Outra coisa que aprendi foi acerca do caril... e vou deixar aqui tudo explanado. A pasta de caril é uma mistura de condimentos secos com condimentos frescos. Essa pasta de caril pode durar cerca de uma a duas semanas.
A pasta de caril deve ser cozinhada com óleo por forma a fazer caril. Isto é feito para realçar o sabor do caril e para que o caril dure anos sem problemas nenhuns.

P.S.1: Estou num antro de depravação e praia pelo que as minhas crónicas ficarão para outro dia... estou ocupado a mudar de pele. :)

4 comentários:

Anónimo disse...

Para alem do Rolex...! dessa tambem eu gostava (da culinaria)...1 Abraço XELA

Luísa disse...

Galinha com cajus e legumes, e salada de Papaia parece-me muito bem. Depois partilha a receita!

bijus da Margarida disse...

Muito bem!! Temos cozinheiro!!:-)
há que partilhar as receitas pois então!!!

Anónimo disse...

eu tb acho que tens de partilhar as receitas! LOL Mas eu quero mesmo é que tu cozinhes para mim :D

Beijoca

Inez