sábado, dezembro 26, 2009

Egypt Chronicles (ou a falta de educação egipcia e o segundo momento de tensão das férias...)

Olá, olá.

Como prometido, cá está o post sobre a educação, ou falta da mesma, no Egipto.
Como viram, os comerciantes eram todos uns aldrabões, os taxistas igual (mesmo os que têm taximetro a correr) e as pessoas em geral nem se fala.
Começo por referir o facto que nenhum egipcio se dirige a mulheres. Ou seja, falar para uma mulher deve ser um crime qualquer que em toda e qualquer ocasião eles viravam-se sempre para mim e ignoravam liminarmente a Jill. :S

Depois falemos da tipica questão do Where are you from? que foi trocada por um olá. Ou seja, no Egipto ninguém cumprimenta um turista normalmente... apenas perguntam de onde somos e esperam que sejamos todos simpáticos.
Depois, os que prefiro são os que são muito simpáticos na rua... até que nos levam a uma loja do tio. E até dizem que a loja não é do tio (apesar de terem abraçado efusivamente o dono) mas sim do Governo e onde fazem o verdadeiro papiro. :| Haja pachorra.

Não nos esqueçamos também e principalmente, sobre fazer "ouvidos moucos" (orelhas surdas) ao que dizemos. Eu aprendi de propósito a dizer "La, Shukrán" (não, obrigado) para conseguir comunicar efectivamente com eles e tentar cortar o assédio ao minimo.
Não importa... mesmo dizendo que não queremos o que quer que eles estejam a oferecer, somos repetidamente bombardeados pela ladaínha dos cromos.
Ora no dia em que andávamos atrás das pashminas... houve um paspalho (com prai 1m60) que por 6 vezes e durante uma rua inteira me obrigou a dizer "La, shukrán" até ter desistido. E passada cerca de hora e meia, ainda de cabeça quente por causa do "insulto" a que me prestei ao tentar comprar uma pashmina, o paspalho tentou o mesmo truque comigo.

Eu disse uma vez "La, shukrán"... e da segunda vez, parei, virei-me para ele, fiz a minha cara de mafioso russo duro como granito que come pregos de aço ao pequeno almoço e numa pose nitidamente intimidante (eu tenho à vontade mais 20 cm que o gajo e chateado cresço uns adicionais 5cm) olhei-lhe nos olhos e berrei a plenos pulmões "LA, SHUKRÁN!!!!!".

Sim, eu perdi a calma! E quem me conhece, sabe que isso não é fácil de acontecer. Quem se divertiu imenso com isto foi a Jill. :| Não sei porquê. LOL

Ahh, e não nos esqueçamos que a falta de respeito Egipcia não é só para com os turistas... eles também roubam o negócio uns aos outros sem a mais pequena dor de alma. Simplesmente... faltam-me as palavras.

Posso também dizer que se segundo o Lui, os Brasileiros são gente de caga no cantinho... os Egipcios são os autênticos gente de caga na avenida. Isto porque enquanto passeavamos por Luxor deparámo-nos com uma cena... deplorável.
Vemos um gajo vestido com uma espécie de fato de macaco que acabava em saia, agarrado às grades que dão para o Nilo e a modos que a fazer força. Eu não liguei até que a Jill, de cara à banda me diz: "Viste aquilo???"
- Aquilo quê???
- Aquele gajo acaba de cagar na rua... mesmo no meio da rua à vista de toda a gente. :|
- Mas... mas... é meio dia... :S LOLOL inacreditável! :S

E esta, hein???

2 comentários:

Luísa disse...

Que nojo!
A minha vontade de ir ao Egipto foi-se pelo cano a baixo lol

To_ disse...

LOL, é tudo uma questão de ângulo e de pressão.