segunda-feira, dezembro 21, 2009

Egypt Chronicles (ou o dia no museu egipcio...)

Eu como aficionado dos museus... principalmente daqueles bons, ao ir ao Egipto estava já em pulgas para ver o Museu Egipcio. É que, aquele é tão somente o melhor museu do Mundo no que toca à civilização Egipcia.
Seguido de perto, ao contrário do que a maior parte do Mundo julga, pelo museu Egipcio de Turim na Itália e não pelo British Museum (que hei-de ver em breve...).
Lá chegado, reparo com hordas de turistas a tentar entrar. Bom, isto já eu esperava...

Depois de passar pelo detector de metais (que apitou como louco e ninguém ligou) e passar o saco da máquina pelo raio-X, lá fui comprar o bilhete. Um pouco caro... quase 8 euro!!!

Tive também de deixar o meu maquinão numa cabana lá ao lado porque não deixam entrar máquinas fotográficas lá dentro (só depois percebi porquê).

Depois de tudo nos trinques... lá vou eu todo pimpão... e depois de passar por mais um detector de metais (que ninguém ligou) entrei no Museu!
Toda aquela expectativa de visitá-lo cedo se transformou numa desilusão já que o museu mais parece, e acreditem que estou a tentar ser o mais justo possivel, um armazém!
Eu lembro-me dos museus de Londres que, apesar de não estarem a abarrotar de objectos têm uma sequência lógica e mostram exactamente o que queremos saber. Aquele não.
Tem algumas peças com indicação do que são, outras sem indicação nenhuma e outras que têm tão somente um número. :|

Eu andava por lá perdido e só mesmo por acaso dei com as jóias do Tutankhamon que, incrivelmente, estavam bem guardadas e apresentadas decentemente para o turista ver.
Ahh, e não nos esqueçamos dos homens da manutenção. O museu é de tal forma grande que necessita de muita manutenção... ou seja, de alguém que limpe o pó que entra da rua (porque também não vi lá ares condicionados, mas muitas janelas abertas).
Então estamos ali a ver uma esfinge em mármore ou uma mesa sacrificial e anda um cromito com um fato de macaco e pano de limpeza a esfregar as pedras.
Digam-me lá o que pensariam vocês! :S

Ahhh, algo giro é que não se paga para ver sarcófagos... mas para ver as múmias paga-se e bem! :S Eu depois de ver uma tipa sair de lá desmaiada, achei melhor nem me chatear.
Não fosse a Jill desmaiar e magoar-se! :S

Ou pior... desmaiar eu e ninguém conseguir pegar em mim. :|

Sem comentários: