segunda-feira, setembro 27, 2010

Singapore Chronicles (ou as aventuras gastronómicas singaporeanas...)

Olá povo.
Hoje lembrei-me de falar de algo interessante em Singapura. Para quem nunca ouviu falar deste sitio não conseguiria imaginar qual é uma das atracções deste cantinho à beira estreito plantado.

A comida. Sim, nem mais, apesar de terem coisas fantásticas como Orchard Road, o porto de mar mais concorrido do Mundo (se acham que a VCI tem engarrafamentos, experimentem atravessar o estreito de Melaka aqui em frente), o Marina Bay Sands e a maior mistura de raças e credos a viver harmoniosamente no Mundo, a comida é um dos pontos altos do país.

Isto porque, como disse antes, todas as culturas que por cá se instalaram trouxeram contigo a respectiva herança cultural e hoje a gastronomia local é duma variedade extraordinária. Ok, eles comem imenso arroz, mas pronto... isto é a Ásia, né?

Por aqui pode comer-se quase tudo o que se possa imaginar... excepto francesinha. Falta-me encontrar o típico restaurante tuga, apesar de terem por cá um Nando's. LOL
É agora que vocês dizem: "ahhh, tudo muito bem... mas eu no Porto também posso comer shoarma, indiano, tailandês, chinês, russo, etc, etc... desde que tenha dinheiro tudo é possível!"

Pois é aqui que Singapura se distingue. A comida, desde que não nos importemos de comer na rua, ou em praças de alimentação ao ar livre (lembrem-se que isto é quente... e húmido) é barata. O máximo que pago por uma refeição num desses centros anda à volta de 10 dólares de Singapura, algo como 5 euro e já inclui o prato principal que normalmente é constituído por arroz, carne e uma mistura de vegetais, um quarto de ananás e um sumo de laranja feito na hora à minha frente com laranjas naturais.

Então vai daí, eu como bom garfo que sou, toca de experimentar tudo o que posso. Os meus favoritos são mesmo o frango agridoce com uns espinafres salteados com um molhinho picante, um caril de frango e uma especialidade que descobri há dias chamada murtabak.

Isto do murtabak é uma espécie de panqueca e com frango e cogumelos é de lamber os beiços. Como estou com preguiça de vos explicar o que é e como é feito, descobri um video na net para perceberem.



Fiquem bem e muitos murtabak para todos. eh eh eh

Já falta pouco para as férias. :)

Sem comentários: